Topo

Ronaldo Fenômeno monta lista dos melhores da história sem CR7; veja

Ronaldo Fenômeno, atual proprietário do Real Valladolid-ESP e Cruzeiro - Quality Sport/Getty
Ronaldo Fenômeno, atual proprietário do Real Valladolid-ESP e Cruzeiro Imagem: Quality Sport/Getty

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

24/10/2022 13h36

Classificação e Jogos

O jornal inglês The Guardian fez uma entrevista com Ronaldo Nazário na semana de divulgação do documentário "Ronaldo, o Fenômeno". Ao ser perguntado sobre quem foi o melhor argentino da história entre Diego Maradona e Lionel Messi, o ex-atacante se esquivou, mas aproveitou o ensejo para declarar quais seriam os maiores jogadores de futebol em sua opinião.

"Isso é injusto [...] Deixe os fãs dizerem e debater nos bares, mas você não pode classificá-los, não pode comparar gerações", iniciou Ronaldo, que prontamente incluiu os dois hermanos na outra lista, com mais seis atletas.

"Acho que há um grupo muito especial de jogadores, onde você tem Diego Maradona, Messi, [Johan] Cruyff, [Franz] Beckenbauer, Pelé, [Marco] van Basten, Ronaldinho. Eu me incluiria entre eles", acrescentou.

Alertado sobre a ausência de Cristiano Ronaldo entre os melhores e questionado se era o "Ronaldo original", o ídolo da seleção brasileira prosseguiu: "As pessoas me chamam de 'Ronaldo Original', mas, caramba, os outros não eram falsos. Eu não sou o único e outros mais virão e serão melhores do que eu, em tudo".

"Fiz o que pude, o melhor que pude. Estou fazendo outras coisas agora, coisas importantes, e quero continuar melhorando. Como jogador de futebol, não posso fazer mais nada agora", completou.

E Neymar?

O jornal seguiu falando de outros atletas de destaque da atualidade, priorizando o tema Copa do Mundo - na qual Ronaldo é bicampeão, com títulos em 1994 e 2002 (este com protagonismo e artilharia) -, visto que o Mundial do Qatar se aproxima do seu início.

Embora Fenômeno não tenha apontado Neymar como um dos melhores da história no ranking anterior, mencionou sua admiração pelo camisa 10 do Paris Saint-Germain e Brasil dentro dos gramados, evitando falar de sua vida particular.

"Se falarmos especificamente de futebol, duvido que haja alguém que não o ame. Sua vida privada transcende o futebol, mas não estou interessado. Ele é ousado, tem habilidade, variedade, é rápido, faz gols, tem personalidade", explicou Ronaldo, também colocando Neymar no bolo dos craques.

"Você pode comparar Neymar com Messi e Cristiano Ronaldo, mesmo que sejam de um 'planeta diferente'. Neymar é uma coisa no campo, fora é outra, então as pessoas misturam muito as coisas", concluiu.