Topo

Corinthians

'Nível tem que subir': VP liga alerta no Corinthians a uma semana de final

Gabriel dos Santos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/10/2022 04h00

Vitórias sobre Atlético-GO e Cuiabá e empate amargo contra o lanterna Juventude. Apesar de ter passado invicto na sequência contra os "desesperados" no Campeonato Brasileiro, o desempenho do Corinthians ficou longe de satisfazer o técnico Vítor Pereira. Como ele mesmo definiu após uma das partidas, "o resultado foi melhor do que a exibição".

A frase foi dita pelo português apenas para um jogo — diante dos goianos —, mas valeria tranquilamente para os outros dois. Em todos os jogos, inclusive, o Timão teve a base titular escalada: Renato Augusto, Yuri Alberto e Róger Guedes, os três principais jogadores de linha da equipe atualmente, começaram jogando, por exemplo.

Vítor Pereira claramente valoriza os resultados, principalmente as vitórias, mas reconhece que sua equipe está devendo em campo, principalmente por causa dos dez dias livre para treinamentos antes do primeiro jogo da sequência. Por conta disso, o treinador ligou alertas e, como de costume, deu recados bem diretos aos jogadores.

Daqui exatamente uma semana, o Timão entrará em campo para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, contra o Flamengo. Antes, às 21h de sábado (8), ainda enfrenta o Athletico-PR, pela 31ª rodada do Brasileirão. Os dois jogos da sequência contra os finalistas da Libertadores serão disputados na Neo Química Arena.

"Nível tem que subir"

Essa declaração foi dada por Vítor Pereira logo após o empate em 2 a 2 com o Juventude, ontem (4), no estádio Alfredo Jaconi. O técnico vê o time pouco concentrado, agressivo e objetivo em campo.

"Temos de ter um comportamento consistente, de jogo para jogo e ao longo do jogo. Hoje não tivemos esse comportamento. No próximo jogo, os níveis têm de ser mais elevados. Não gostei, sinceramente", cobrou VP.

Inícios 'desligados' preocupam

Durante a sequência contra as equipes do Z4, uma coisa que preocupou VP e a Fiel foi o começo de jogo irregular do Timão. Até mesmo nas vitórias, a equipe iniciou os jogos tomando sustos e visivelmente desatenta em campo.

"Gostaria de ter a resposta. De fato são muitos jogos entrando mal na primeira ou na segunda ou em ambas. Já confessei isso. Temos de entrar no jogo de outra forma, e hoje [ontem] voltou a acontecer", lamentou o treinador.

Espera de Balbuena

Titular absoluto de Vítor Pereira, o zagueiro paraguaio chegou a viajar para Caxias do Sul, mas sequer esteve no banco de reservas contra o Juventude. De acordo com a assessoria de imprensa do clube, por causa de um "desconforto muscular".

O problema físico de Balbuena já havia sido comentado por Vítor Pereira após a vitória contra o Cuiabá, no último sábado, quando o escalou como titular, mas teve de substituí-lo no intervalo. Para evitar um agravamento, o treinador optou por preservá-lo ontem. A princípio, o defensor não preocupa para as finais da Copa do Brasil, marcadas para 12 e 19 de outubro.

Finalista da Libertadores pela frente

O próximo compromisso do Timão é o último antes da ida da final contra o Flamengo. E a missão não promete ser fácil, já que é contra o Athletico-PR de Felipão, finalista da Libertadores — o Furacão pega na decisão justamente o Rubro-Negro carioca. Vítor Pereira não indicou que poupará titulares, principalmente por ter adotado um novo método em relação à preparação da equipe.

Crítico ferrenho ao calendário do futebol brasileiro, o português passou a poupar os atletas durante os jogos. Nas duas últimas partidas, por exemplo, sacou Renato Augusto no início do segundo tempo contra o Cuiabá e no intervalo diante do Juventude. Du Queiroz, Yuri Alberto e Róger Guedes foram outros nomes que passaram por essa "rotação".

"A questão é que o jogo é importante para nós. Alguns vão ter que ser geridos, estão fora, não podem jogar. Vamos ter de fazer uma boa gestão para chegarmos ao meio de semana em condições de dar uma resposta. Também não podemos mudar radicalmente, mas já sentimos que não é possível [poupar todo mundo] porque perdemos ligações e não conseguimos dar resposta. Já testamos dessa forma, e não resultou. Jogando A, B, C ou D temos de ser uma equipe mais consistente e competitiva", disse VP.

Diante do Athletico-PR, o Corinthians terá o retorno de Fausto Vera, que cumpriu suspensão em Caxias do Sul, mas não contará com Gil, fora pelo terceiro cartão amarelo. A presença de Rafael Ramos e Maycon, em transição, ainda é incerta.

"O Rafa vai começar a trabalhar conosco, Maycon também, mas ainda de uma forma parcelada", resumiu o treinador.

Corinthians