Topo

Santos

Lisca surpreende elenco e fica 10 minutos no RH antes de deixar o Santos

Técnico Lisca e presidente Andres Rueda - Santos - Divulgação
Técnico Lisca e presidente Andres Rueda - Santos Imagem: Divulgação
Lucas Musetti Perazolli e Gabriela Brino

Do UOL, em Santos (SP)

12/09/2022 18h00

Lisca surpreendeu o elenco do Santos ao anunciar a sua saída hoje (12). O presidente Andres Rueda falou em "comum acordo", mas o UOL Esporte apurou que a decisão partiu do técnico.

Na tradicional conversa matinal de Lisca com o presidente, o treinador admitiu que o trabalho estava ruim e que se sentia incapaz de reverter o mau momento do time após duas derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro.

Diante dessa desistência de Lisca, Rueda não viu outra saída a não ser apertar as mãos do técnico e agradecer pelos 52 dias de trabalho. O presidente sugeriu o discurso de "comum acordo" e Lisca pediu para se despedir do elenco em rápida reunião no auditório do CT Rei Pelé.

A versão de "pecar pela ação do que pela omissão" favorece o presidente Andres Rueda diante da impopularidade do técnico com a torcida, assim como Lisca evita a fama de "pipoqueiro". No Vasco, também foi ele quem pediu o boné.

Rueda estava disposto a dar mais tempo a Lisca e, na semana passada, falou que a relação era "fantástica" e que o via no comando da equipe até o fim da gestão, em dezembro de 2023.

Os jogadores não esperavam a saída de Lisca. Os líderes do elenco reconhecem o desempenho ruim, mas entendiam que a culpa era mais deles do que da comissão técnica. A conversa do treinador com o grupo foi rápida. Na despedida, ele desejou sorte e pediu desculpa por não conseguir um melhor rendimento.

Na sequência, os atletas conversaram apenas com Andres Rueda. O presidente pediu "foco" e "esforço máximo" por causa da "grandiosidade" do Santos. Essa conversa também durou pouco.

Depois da despedida, Lisca foi do CT para a Vila Belmiro assinar a rescisão junto com o auxiliar Marcio Hahn e com o preparador físico André Volpe. O trio ficou menos de 10 minutos no setor de Recursos Humanos e não quis dar entrevista ao UOL Esporte na saída do estádio.

Lisca dirigiu o Santos em oito jogos, com duas vitórias, três empates e três derrotas: um aproveitamento de apenas 37,5% dos pontos, pior que Fábio Carille e Fabián Bustos.

O técnico Orlando Ribeiro, do sub-20, assume o Santos interinamente e deve estar à frente do time contra o Palmeiras no domingo (18), no Allianz Parque, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Em 29 jogos na temporada, Orlando tem 71% de aproveitamento pelo sub-20, com 20 vitórias, dois empates e sete derrotas. A equipe fez 76 gols e levou apenas 28.

Santos