Topo

Brasileirão - 2022

Athletico-PR sofre mais um golaço de bicicleta e empata com o América-MG

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

21/08/2022 19h52Atualizada em 21/08/2022 23h56

O Athletico-PR recebeu o América-MG, na noite de hoje (21), na Arena da Baixada, e empatou em 1 a 1. O gol do Furacão gerou dúvidas sobre sua autoria, mas o árbitro assinalou inicialmente para o atacante Pablo, mas na súmula foi apontado que foi contra do zagueiro Éder. Henrique Almeida, do Coelho, fez um golaço de bicicleta e empatou o jogo válido pela 23° rodada do Brasileirão

Com o empate, o Athletico desperdiçou a oportunidade de entrar no G4 e ficou com 38 pontos, em quinto. Já o América, com o ponto conquistado fora de casa, chegou aos 31 pontos e é o nono.

Quem foi bem: Matheus Cavichioli e Abner

O goleiro Matheus fez boas defesas quando foi exigido e deu muita segurança à defesa do time mineiro. Abner, lateral do Athletico, foi muito agudo e chegou bastante ao ataque, criando as melhores oportunidades de gol do time da casa.

Quem foi mal: Éder

Éder, zagueiro do América-MG, sofreu para conter e entender a movimentação do ataque do Athletico e ainda teve a infelicidade de participar muito mal no lance que gerou o gol do Furacão na primeira etapa.

Domínio do Athletico e dúvida sobre o dono do gol

O Athletico assumiu o controle do jogo desde o início da partida e teve bom volume de jogo. O América, por sua vez, apostou em chegadas com velocidade, mas não conseguiu ter posse de bola no meio-campo e ser assertivo.

Matheus Cavichioli fez boas defesas, mas não conseguiu impedir o gol contra de Éder, aos 25 minutos. No lance do gol, Abner estava livre e cruzou. Éder tentou tirar, mas mandou contra a própria meta. Cavichioli chegou a tocar na bola, mas não conseguiu evitar que a bola entrasse e ainda rebateu no pé do atacante Pablo, que mandou para dentro por via das dúvidas.

Abner, pelo lado esquerdo do ataque do Athletico, encontrou muita liberdade e gerou muito perigo à defesa do América, seja por meio de bons cruzamentos ou de infiltrações perigosas pela diagonal. O primeiro tempo foi movimentado, mas o América teve dificuldades para ter volume de jogo e pressionar o Athletico, por mais que tenha tido boas oportunidades.

A bruxa tá solta no América!

Além do gol contra de Éder, dois jogadores do América-MG precisaram ser substituídos antes dos primeiros 30 minutos de jogo. Alê Egea sentiu incômodos musculares e deu lugar a Emmanuel Martínez, com 12 minutos de jogo. Aos 28', Matheusinho, depois de sofrer pancada na cabeça, saiu para a entrada de Pedrinho.

Golaço de bicicleta e pressão do América

O América-MG, precisando buscar o resultado, voltou mais organizado e com bom ímpeto ofensivo, conseguindo acuar o Athletico-PR e criando boas chances de gol. Os mandantes, encolhidos por conta da postura do América, não teve oportunidades de contra-ataque e foi muito pressionado no começo da segunda etapa.

O América explorou muito bem os lados do campo, principalmente com Pedrinho, que levou vantagem nas tentativas de jogadas individuais. Mesmo com mais volume ofensivo e boa presença no ataque, o América não teve grandes chances de gol e teve dificuldades para criar chances claras de gol.

Canobbio e Felipe Azevedo brigam pela bola em Athletico x América-MG, partida do Campeonato Brasileiro realizada em Curitiba - Robson Mafra/AGIF - Robson Mafra/AGIF
Canobbio e Felipe Azevedo brigam pela bola em Athletico x América-MG, partida do Campeonato Brasileiro realizada em Curitiba
Imagem: Robson Mafra/AGIF

Aos 18 minutos, Henrique Almeida, que entrou na segunda etapa para dar presença de área no time, fez um golaço de bicicleta, após boa jogada pelo lado esquerdo e confusão na defesa dos mandantes. Os defensores do Athletico não cortaram bem o cruzamento e, com o movimento clássico de uma bicicleta, Henrique Almeida fez um golaço para o América-MG.

O Athletico-PR, que já havia sofrido um gol de bicicleta de Pedro, na eliminação para o Flamengo na Copa do Brasil, já estava fazendo uma segunda etapa ruim e sentiu muito o gol sofrido, sem conseguir esboçar reação. Luiz Felipe Scolari promoveu diversas mudanças no time, mas não conseguiu diminuir o domínio do América no jogo, que teve chances para virar a partida e somar os três pontos.


FICHA TÉCNICA:

ATHLETICO 1 x 1 AMÉRICA-MG
Competição: Campeonato Brasileiro - 23ª rodada
Data e hora: 21/08/2022 (domingo), às 18h (de Brasília)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (Fifa/DF)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Correa (RJ/Fifa) e Daniel Henrique da Silva (RJ)
VAR: Herman Brumel Vani (SP)
Gols: Éder (AME), contra, aos 25' do primeiro tempo; Henrique Almeida (AME), aos 18' do segundo tempo

ATHLETICO: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Alex Santana (Erick), Fernandinho e Terans (Léo Cittadini); Cannobio (Rômulo), Cuello (Vitinho) e Pablo (Victor Roque). Técnico: Luiz Felipe Scolari

AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Patric, Iago Maidana, Éder e Marlon; Juninho, Lucas Kal (Ricardo Silva) e Alê (Martínez); Matheusinho (Pedrinho), Felipe Azevedo (Wellington Paulista) e Henrique Almeida (Everaldo). Técnico: Vagner Mancini