Topo

Paris Saint-Germain

Neymar ou Mbappé: quem deve bater os pênaltis do PSG? Colunistas opinam

Neymar ou Mbappé? Colunistas do UOL opinam sobre quem deve ser o batedor de pênaltis do PSG - Tim Clayton/Corbis via Getty Images
Neymar ou Mbappé? Colunistas do UOL opinam sobre quem deve ser o batedor de pênaltis do PSG Imagem: Tim Clayton/Corbis via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/08/2022 04h00

O Paris Saint-Germain começou a temporada com duas goleadas no Campeonato Francês, mas as coisas não estão necessariamente tranquilas. De acordo com o L'Équipe, a relação entre Neymar e Mbappé vai de mal a pior, e o clima no vestiário esquentou por conta da polêmica dos pênaltis na vitória sobre o Montpellier.

Fontes próximas ao brasileiro de 30 anos revelaram ao jornal francês que Neymar não está disposto a se tornar uma espécie de 'escudeiro' do camisa 7 na temporada. Além disso, o brasileiro estaria surpreso com os novos poderes do jovem no elenco. No Twitter, Neymar curtiu postagens com indiretas ao francês.

No jogo contra o Montpellier, o PSG teve um pênalti a favor, Mbappé pegou a bola, bateu e perdeu a cobrança. Minutos depois, nova penalidade ao clube parisiense foi cobrada por Neymar, que balançou a rede.

De acordo com levantamento do colunista Rafael Reis, Neymar tem 82,6% de aproveitamento em pênaltis, com 71 gols em 86 batidas. Já o francês de 23 anos converteu 20 de 25 penalidades, com aproveitamento de 80%.

Diante do problema de vestiário no Paris, os colunistas do UOL Esporte foram convocados a opinar: Neymar ou Mbappé, quem deve bater os pênaltis do PSG? Confira as respostas:

Pra mim, não é surpresa nenhuma esse problema de relacionamento do PSG logo de cara. O Neymar foi péssimo ano passado, a torcida não queria ele, o PSG não queria o Neymar. O Mbappé só ficou porque recebeu muitos poderes. O Neymar é desse jeito, arrogante, prepotente, se acha o máximo. Ele ficou quietinho enquanto estava por baixo. Ele fez bons jogos, já colocou a asinha para fora. O pior de tudo foi ele curtir os comentários em relação ao Mbappé por causa do pênalti. Eu acho que o Neymar bate melhor pênaltis do que o Mbappé. Mas os dois são excessivamente vaidosos, só que o Neymar tem um comportamento mais traiçoeiro do que o Mbappé.
WALTER CASAGRANDE JR.

Se o futebol fosse apenas bola e dentro de campo, escolheria fácil o Neymar. Não pensaria duas vezes. É um exímio batedor de pênaltis. Mas nos bastidores do futebol, especialmente no badalado e conturbado PSG, não é bem assim. Ali quem manda é o Mbappé. Logo...
BRUNO ANDRADE

Eu acho que tem que ser quem bate melhor, né? O Neymar, pra mim, bate melhor. Ele tem um estilo de bater pênalti que espera a movimentação do goleiro. Ele espera o goleiro definir um lado e desloca. Até já perdeu pênaltis assim, mas o percentual de acertos dele é bem alto. E é um cara que chama a responsabilidade nos momentos difíceis. Não que o Mbappé não faça isso. Mas eu vejo a cobrança do Neymar melhor.
RODRIGO COUTINHO

Os dois são exímios cobradores, são jogadores fora de série e igualmente capazes de serem os cobradores oficiais. Diante desse nivelamento técnico, eu optaria pela primazia da idade. Neymar é mais velho, tá na profissão há mais tempo e por isso eu iria com ele.
MILLY LACOMBE

É um erro essa crença de que o batedor de pênaltis precisa ser o dono do time, o jogador mais importante do time. O batedor de pênaltis tem que ser quem melhor executa cobranças, aquele que tem o melhor aproveitamento. O aproveitamento do Neymar é superior ao do Mbappé. Logo, na disputa entre os dois, quem deve bater pênaltis é o Neymar.
RAFAEL REIS

São duas prima-donas. Quando o clube contrata dois jogadores assim, renova com jogadores assim, sabe que vai ter que lidar com isso. Se o Mbappé tivesse ido para o Real Madrid, o clube voltava a ser do Neymar. Como o Mbappé renovou, o clube é do Mbappé. O PSG queria que o Neymar fosse embora, não foi. Agora vão ter que lidar com isso, é uma casca de banana para o técnico resolver. Eu acho que o Neymar cobra pênalti melhor. Mas, repito, é o clube do Mbappé. (...) O que certamente não dá para fazer é deixar que eles entrem em acordo e cheguem a essa conclusão sozinhos ali no campo. A hierarquia do clube terá que tomar essa decisão.
JULIO GOMES

Neymar já mostrou que é quase imbatível ao bater pênalti. É difícil Mbappé atingir esse nível, e o técnico precisa mudar de ideia, se o francês começar a falhar.
DANILO LAVIERI

Paris Saint-Germain