Topo

E aí, Tite? Candidatos ao ataque da seleção brilham na rodada europeia

Gabriel Jesus comemora seu hat-trick contra o Sevilla - Justin Tallis/AFP
Gabriel Jesus comemora seu hat-trick contra o Sevilla Imagem: Justin Tallis/AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

15/08/2022 04h00

A cerca de três meses para o início da Copa do Mundo de 2022, o técnico Tite ainda não bateu o martelo sobre a lista final dos jogadores que representarão o Brasil no Qatar. Entre os nomes que estão sendo cogitados para as 26 vagas, o setor ofensivo é talvez o com menos titulares absolutos até o momento.

E para deixar a disputa interna mais emocionante, alguns atacantes no radar da comissão técnica brasileira brilharam neste final de semana. Antony, Gabriel Jesus, Martinelli e Neymar, todos os quatro tiveram destaque e marcaram gols pelos seus clubes.

Além deles, Raphinha, Richarlison, Rodrygo e Vini Jr também atuaram e estão na briga por um espaço na seleção canarinho. Em meio a essa corrida para carimbar uma vaga na Copa, como foi a atuação dos craques na rodada europeia?

Antony

O jogador de 22 vem chamando a atenção do futebol mundial e também da comissão técnica da seleção brasileira. Com chances na equipe de Tite, Antony vem crescendo de rendimento antes da Copa e se colocou de vez entre as opções para o setor.

Ontem (14), pela segunda rodada do Campeonato Holandês, o atacante ex-São Paulo teve uma exibição de gala na goleada do Ajax por 6 a 1 sobre o Groninguem. Além de deixar o dele, Antony não poupou a habilidade e protagonizou lances de dribles sensacionais.

Gabriel Jesus

Em plena ascensão desde que chegou ao Arsenal, Gabriel Jesus comandou a vitória do clube londrino sobre o Leicester por 4 a 2. O atacante marcou duas vezes e também deu duas assistências, participando de todos os tentos da equipe.

Um dos gols do ex-jogador do Palmeiras, inclusive, foi uma pintura. O jogador começou a jogada na lateral e depois recebeu na área. Mesmo com pouco espaço, ele bateu colocado sem chances para o goleiro defender.

Gabriel Martinelli

Outro Gabriel do Arsenal, o Martinelli, também se destacou na vitória do último sábado (13). Ele marcou o quarto e último gol dos Gunners e não deixou o xará brilhar sozinho.

O jogador de 21 anos participou da equipe que conquistou a medalha de ouro em Tóquio e apareceu como grande novidade da seleção em convocação de Tite em março. Apelidado de 'Gabigoal' na Inglaterra, ele está afirmando seu nome por uma posição no ataque do Brasil.

Neymar

O craque do PSG talvez seja um dos poucos jogadores com passagem praticamente garantida ao Qatar. Além de ser um dos atletas de confiança do comandante, o próprio Tite afirmou a "Neymar dependência" da seleção.

Depois de uma temporada marcada por lesões e abaixo do esperado, o astro de 30 anos vem chamando a responsabilidade no PSG. Neymar comandou a goleada do time parisiense sobre o Montpellier por 5 a 2, pela segunda rodada do Campeonato Francês. Ele marcou duas vezes e deixou o campo aplaudido pela torcida.

Outros nomes

Além do quarteto que balançou as redes na rodada, outros atacantes brasileiros no radar de Tite estiveram em campo. Raphinha foi titular e se destacou com muita velocidade e entrega no empate sem gols do Barcelona com o Rayo Vallecano. Ele foi substituído no início do segundo tempo e não conseguiu ajudar a equipe a sair com a vitória na estreia do Espanhol.

Richarlison também atuou pelo Tottenham, mas começou no banco. Ele entrou depois dos dez minutos da etapa final do confronto quente contra o Chelsea, que terminou empatado por 2 a 2 e com confusão entre os técnicos.

Na Espanha, Vinicius Júnior foi titular do Real Madrid na vitória por 2 a 1 sobre o Almería, na estreia do Campeonato Espanhol. O ex-jogador do Flamengo não balançou as redes, mas participou da jogada do primeiro. Outro postulante a uma vaga na Copa do Mundo, Rodrygo foi desfalque dos merengues por causa de uma lesão muscular na perna direita.

Mais dois nomes cotados por Tite entram em campo hoje (15). O primeiro é Matheus Cunha, do Atlético de Madri, que enfrentará o Getafe, às 14h30 (de Brasília). O outro é Roberto Firmino, que enfrentará o Crystal Palace, às 16h. Depois de perder espaço no time de Jurgen Klopp, o brasileiro atualmente corre por fora e busca retomar a grande fase para tentar cavar uma posição na seleção.