Topo

Seleção vive incertezas na reta final de preparação faltando 100 dias para a Copa

Tite, durante amistoso entre Brasil e Japão - Kenta Harada/Getty Images
Tite, durante amistoso entre Brasil e Japão Imagem: Kenta Harada/Getty Images

12/08/2022 07h00

Nesta sexta-feira, a Copa do Mundo do Qatar, que começa em 20 de novembro, está apenas 100 dias longe. Até lá, a preparação dos países vai se estreitando. A Seleção Brasileira ainda não tem um caminho definido até o início da competição e também vive incerteza em alguns nomes que serão chamados por Tite.

O calendário da Amarelinha tem amistosos, convocações e apresentação para se preparar antes da viagem ao Oriente Médio. No entanto, há indefinições sobre os jogos e boa parte das datas.

Amistosos contra seleções africanas (22/9 e 27/9)

Sem a disputa da partida adiada contra a Argentina, que seria válida pelas Eliminatórias Sul-Americanas, o caminho fica livre para a CBF marcar dois amistosos contra seleções africanas. Apesar das datas citadas, ainda não há uma definição sobre elas, nem mesmo os adversários e os locais dos jogos estão oficializados.

Caso sejam concretizados os jogos contra africanos, a decisão atenderá a um desejo da comissão técnica de estabelecer embates que possam "espelhar" o confronto com Camarões, pela última rodada da fase de grupos da Copa.

Convocação para a Data Fifa (programação ainda não anunciada)

A expectativa é de que, quando os adversários foram definidos, a CBF divulgará a programação da Data Fifa de setembro, que será a última antes da Copa do Mundo do Qatar. Entre os itens da programação deverá estar a data em que Tite convocará sua última lista nas vésperas do Mundial de 2022. Os selecionados devem ser anunciados entre o fim de agosto e o começo do mês de setembro pelo técnico.

Incertezas sobre os possíveis nomes da lista

Neste momento, o melhor esporte nacional é especular quem estará entre os 26 convocados para a Copa do Mundo e, de fato, é uma tarefa difícil. Não apenas pelo aumento no número de vagas, mas também pela disputa acirrada por determinadas posições. Há aqueles que têm chamado a atenção, como Pedro, no Flamengo. E aqueles que viram dúvida, como Dani Alves, que foi jogar no México.

O lateral-direito tem jogado como meia, no Pumas, e deixou o Barcelona recentemente. Já o centroavante tem sido decisivo e tem feito gols na Libertadores. No entanto, as dúvidas não se resumem a eles. Com exceção dos três goleiros, que parecem garantidos, os outros setores têm disputas acirradas, que devem se estender até a convocação final, perto de novembro.

Amistosos devem ser "vestibular" antes da lista final

Também não há uma definição sobre a data em que Tite divulgará sua lista definitiva para a Copa do Mundo. A expectativa é de que entre o fim de outubro e o começo de novembro ela seja anunciada, matando todas as dúvidas atuais e aquelas que surgirão até lá. Os amistosos serão a última chance para que os jogadores "em teste" possam mostrar seu trabalho de perto para a comissão técnica.

Apresentação em Turim, na Itália, para se preparar para a Copa

Uma das únicas datas certas para essa reta final de preparação da Seleção Brasileira é a de apresentação dos jogadores convocados. Isso porque está dentro de uma determinação da Fifa, que pede que os clubes liberem seus jogadores sete dias antes do início da Copa. Portanto, no dia 14 de novembro, os convocados do Brasil devem se juntar no CT da Juventus, em Turim, onde ficarão por seis dias.

Viagem para o Qatar com prazo dado pela Fifa

No dia 19 de novembro, a Seleção deverá fazer seu último treino de preparação no CT da Juventus, já que é o prazo limite para o Brasil chegar no Qatar para a Copa do Mundo. Isso porque a Fifa exige que as delegações cheguem no país-sede cinco dias antes de sua estreia na competição. No caso da Amarelinha, será em 24 de novembro, diante da Sérvia, pela primeira rodada da fase de grupos do torneio.

Datas e horários das partidas do Brasil na Copa do Mundo

24/11 - Brasil x Sérvia - quinta-feira, 16h
28/11 - Brasil x Suíça - segunda-feira, 13h
02/12 - Camarões x Brasil - sexta-feira, 16h