Topo

Brasileirão - 2022

Corinthians x Palmeiras: VP tenta ganhar voto de confiança que coroou Abel

Consolidado no Palmeiras, Abel Ferreira enfrenta um Vítor Pereira ainda buscando evolução do Corinthians - Marcello Zambrana/AGIF
Consolidado no Palmeiras, Abel Ferreira enfrenta um Vítor Pereira ainda buscando evolução do Corinthians Imagem: Marcello Zambrana/AGIF
Arthur Sandes e Gabriel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

13/08/2022 04h00

Dois técnicos portugueses são protagonistas do duelo de líder contra vice-líder do Brasileirão, às 19 horas (de Brasília) de hoje (13), quando Corinthians e Palmeiras se enfrentam na Neo Química Arena. O clássico opõe um Abel Ferreira já muito conhecido e vencedor a um Vítor Pereira que ainda tenta ganhar tempo para mostrar a sua identidade no futebol brasileiro.

Abel Ferreira, todo mundo já sabe, transformou o Palmeiras em "Palmeiras de Abel", calou as críticas com títulos e virou unanimidade. Demorou, mas se estabeleceu de tal maneira no Brasil que hoje é pedido até na seleção brasileira. Seu compatriota Vítor Pereira, por outro lado, tem tido mais problemas do que soluções no Corinthians e tem no clássico uma chance de ouro para retomar a tranquilidade.

Os times vêm de momentos muito distintos, ainda na esteira das decisões na Libertadores. O Corinthians foi eliminado do torneio e ainda perdeu Willian, que rescindiu o contrato. Já o Palmeiras se classificou e ainda anunciou um reforço, o meia Bruno Tabata, que está relacionado para o clássico. Em campo, VP e Abel travam o duelo mais importante dos últimos anos entre técnicos portugueses no Brasil.

Sem tempo, VP sofre no Corinthians

Ele chegou ao clube em fevereiro, sem pré-temporada nem tempo para treinar, e ainda não conseguiu implantar no Corinthians seus principais ideais de jogo. Foram semanas de futebol "resultadista", como o próprio Vítor Pereira admitiu publicamente, porque os desfalques importantes chegaram a dez ao mesmo tempo.

O objetivo a longo prazo é desenvolver um estilo com posse de bola, marcação adiantada e domínio do meio-campo. O Corinthians chegou a ter lampejos destes ideais contra o Flamengo, na Libertadores, mas ainda pena com o desentrosamento dos reforços e alguns titulares ainda fora de ritmo. Tudo isso somado à saída de quatro titulares nos últimos meses (Gustavo Mantuan, João Victor, Jô e Willian), ninguém ainda sabe com certeza o time do 1 ao 11.

Neste contexto, VP não conseguiu mostrar o que sabe. Ele desembarcou com enorme prestígio e currículo recheado de títulos na Europa, mas no Brasil o trabalho ainda é mais teórico do que prático. O Corinthians chegou a agosto brigando por três títulos e isso foi um feito, é verdade, mas até aqui os resultados valeram mais do que o desempenho. O desafio do treinador é cumprir a promessa de um jogo mais ofensivo daqui para frente, e para isso vai precisar da bonança que o clássico pode lhe dar.

Foram muitos jogos em que usamos uma equipe de sobrevivência, uma estratégia para conseguir contrariar o adversário. Foi uma equipe mais resultadista, que teve que garantir os pontos para chegar hoje em condições de apresentar um futebol de maior qualidade. Acredito que a tendência é melhorar."
Vítor Pereira, pressionado por melhor desempenho no Corinthians

Abel teve que abafar crítica estridente

No Palmeiras, Abel Ferreira viveu situação semelhante à que Vítor Pereira enfrenta atualmente no rival. A maturidade do jogo alviverde demorou para emergir, e o rótulo de "retranqueiro" persistiu mesmo depois do primeiro título da Libertadores, em janeiro de 2021.

Abel então tinha três meses de trabalho. Para a temporada seguinte, sem pré-temporada, pois o calendário foi atropelado pela pandemia, o técnico acumulou cinco decepções seguidas, do Mundial de Clubes ao Paulistão perdido para o São Paulo. A série negativa criou um caldeirão de críticas, mas o Palmeiras bancou o técnico e buscou a segunda Libertadores seguida.

Neste ano, clube e treinador colhem os frutos da longevidade, e o Palmeiras vive lua de mel com a torcida. O Chelsea ameaçou abalar a paz, mas a insistência em Abel Ferreira foi paga com títulos da Recopa e do Paulistão, além da atual liderança do Brasileirão e a presença na terceira semifinal seguida da Libertadores.

Prefiro criar oportunidades de gol, chutar, e não ficar aquecendo a bola -mas respeito todas as formas de jogo. Os números dizem que somos uma equipe muito competente. Se vamos ganhar [mais títulos], não sei, mas esta equipe faz de tudo para ganhar."
Abel Ferreira, com tempo de trabalho e ideia clara no Palmeiras

FICHA TÉCNICA:

CORINTHIANS x PALMEIRAS

Competição: Campeonato Brasileiro, 22ª rodada
Data e horário: 13 de agosto de 2022 (sábado), às 19 horas (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa/SP)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Gil e Fábio Santos; Cantillo, Roni e Renato Augusto; Gustavo Mosquito, Róger Guedes (Adson) e Yuri Alberto. Técnico: Vítor Pereira.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Gustavo Scarpa, Rony e Dudu. Técnico: Abel Ferreira.