Topo

Corinthians

Corinthians se inspira na 'era Tite' para espantar crise em dérbi decisivo

Corinthians de Vítor Pereira tem muito em jogo no clássico de hoje, contra o líder e rival Palmeiras - Jorge Rodrigues/AGIF
Corinthians de Vítor Pereira tem muito em jogo no clássico de hoje, contra o líder e rival Palmeiras Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF
Arthur Sandes e Gabriel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

13/08/2022 04h00

O clássico de hoje (13) já seria enorme em qualquer contexto, mas tomou proporções ainda maiores na fase que o Corinthians enfrenta. Após dias turbulentos, o clube tenta se inspirar nos tempos de Tite e usar o duelo contra o Palmeiras para afastar a crise e inaugurar uma nova fase. A bola rola às 19 horas (de Brasília) na Neo Química Arena, pelo Brasileiro.

O momento corintiano é delicado e mudou rapidamente. As críticas ao técnico Vítor Pereira eram raras até os maus resultados nas quartas de final das Copas. O time se manteve vivo na disputa por três títulos até este mês, um feito e tanto, mas em três jogos pode se ver longe de todos eles. O clássico é central nessas contas, afinal uma vitória sobre o rival hoje derrubaria a diferença para a liderança para três pontos -uma derrota, por outro lado, faria o Palmeiras disparar.

Em 2011, foi um dérbi que salvou o emprego de Tite e deu a base para a fase mais vitoriosa da história alvinegra. O Corinthians vinha de uma eliminação na Libertadores para o Tolima (COL), e a pressão fez o técnico balançar, mas o então presidente Andrés Sanchez decidiu mantê-lo. Dias depois o time venceu o Palmeiras por 1 a 0 na fase de grupos do Paulistão e ganhou um respiro. Foi um ponto de virada para deixar o mau momento para trás, evoluir o trabalho e acabar aquele ano como campeão brasileiro.

O suporte a VP no Corinthians é irrestrito, ao menos na diretoria, e a eliminação da Libertadores não mudou isso. Por outro lado, há algum desconforto no elenco, e o apoio da torcida já não é unânime. Neste cenário, o clássico é fundamental para renovar a tranquilidade, alimentar a esperança pelo título brasileiro e de quebra também permitir que o time chegue de cabeça fresca à decisão na Copa do Brasil, contra o Atlético-GO.

O Corinthians chega ao clássico com o desfalque de Maycon, que fraturou um dedo do pé esquerdo e não tem previsão de retorno. Willian também é uma baixa, afinal rescindiu contrato nesta semana, não joga mais pelo clube e deixa para trás o desafio para alguém repor à altura a sua saída.

O duelo de líder e vice-líder pode acirrar a disputa pelo título ou permitir que o Palmeiras dispare na liderança. O Alviverde tem a ponta com 45 pontos; o Corinthians é o mais próximo, com 39, e é seguido de perto por Fluminense (38), Athletico (37) e Flamengo (36) —estes três jogam amanhã (14).

Clássico é sempre um jogo à parte. É diferente para a torcida e para nós jogadores, um jogo importante. Nada melhor do que fazer um grande clássico diante da nossa torcida e ir em busca da vitória. Sabemos que é um grande adversário, mas temos que nos impor para buscar a vitória e diminuir a distância para a primeira colocação."
Cássio, em entrevista coletiva nesta semana

Ficha Técnica

CORINTHIANS x PALMEIRAS

Competição: Campeonato Brasileiro, 22ª rodada
Data e horário: 13 de agosto de 2022, sábado, às 19 horas (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo-SP
Árbitro: Raphael Claus (FIFA/SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA/SP) e Rodrigo Figueiredo Henrique Corraa (FIFA/RJ)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (FIFA/SP)

Corinthians: Cássio; Fagner, Balbuena, Gil e Fábio Santos; Cantillo, Roni e Renato Augusto; Gustavo Mosquito, Róger Guedes (Adson) e Yuri Alberto. Técnico: Vítor Pereira.

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Gustavo Scarpa, Rony e Dudu. Técnico: Abel Ferreira.

Corinthians