Topo

Corinthians

Corinthians tenta resolver extracampo para não ver ano acabar em dois jogos

Do UOL, em São Paulo

10/08/2022 04h00

A maré no Corinthians virou. Com a eliminação para o Flamengo na Libertadores, somada à situação delicada na Copa do Brasil e às vésperas de um clássico, o Alvinegro tenta resolver questões sérias no extracampo para evitar ver todas as chances de título na temporada sumirem em apenas uma semana.

Tudo vinha relativamente bem até duas semanas atrás: o Corinthians havia superado adversidades para seguir na disputa por três títulos, tinha recebido reforços e curtia a boa fase. Agora, parece haver mais problemas do que soluções justamente na sequência mais decisiva do ano: definições nos mata-matas e um clássico entre líder e vice-líder que pode criar um abismo na tabela do Brasileirão.

Possível saída de Willian

A eliminação no Maracanã veio acompanhada de uma bomba: o camisa 10 pode deixar o Corinthians ainda nesta janela de transferências. O presidente Duílio Monteiro Alves pediu calma para tratar do assunto, mas admitiu publicamente a possibilidade. "Vamos aguardar, mas queremos resolver tudo o mais rápido possível para seguir o caminho do Corinthians", afirmou.

Desconforto interno com VP

Como o UOL Esporte publicou na última semana, há no elenco um desconforto com alguns pontos centrais do trabalho de Vítor Pereira: o anúncio das escalações com pouca antecedência, os treinos de vésperas de jogos e até as entrevistas coletivas do técnico têm criado incômodo em parte dos jogadores. A diretoria, por outro lado, mantém o respaldo a VP.

"A gente respeita. É uma coisa que ele acha bacana, desde o final do Paulista ele começou a fazer este tipo de rodízio. Tem momentos que é bacana, tem momentos que não é bacana, cada um tem uma opinião, mas a gente respeita todas as decisões do Vítor, que vem fazendo um bom trabalho. É focar, ficar fechado com ele nas próximas fases."
Fábio Santos, ontem (9), sobre o rodízio promovido por Vítor Pereira.

Dérbi decisivo na briga pelo título

O Corinthians volta a campo no clássico contra o Palmeiras, às 19 horas (de Brasília) deste sábado (13), em uma espécie de final nos pontos corridos, pois o rival lidera o Brasileirão com seis pontos de vantagem (45 a 39). Por um lado, o duelo de líder contra vice-líder na Neo Química Arena pode esquentar a disputa pelo título; por outro, pode criar um abismo na classificação e deixar o Alvinegro ainda mais longe da ponta.

Quatro dias depois, a Copa do Brasil

Depois do dérbi, o Corinthians tenta fazer contra o Atlético-GO o que não conseguiu contra o Flamengo: reverter a derrota por 2 a 0 no jogo de ida, desta vez em casa e pela Copa do Brasil. O Alvinegro não chega à semifinal da competição desde 2018, quando perdeu o título na final contra o Cruzeiro.

Oito dias que podem mudar tudo

Entre a eliminação de ontem (9) e o reencontro com o Atlético-GO correm oito dias. Este curto período pode definir as chances de título do Corinthians nos meses que restam na temporada. Há esperança, ao menos, por serem dois jogos seguidos em casa, onde o time perdeu só um de 22 jogos com Vítor Pereira — justamente o último, a ida contra o Flamengo.

Corinthians