Topo

Série B - 2022

Grêmio goleia Operário com show de Diego Souza e gol de Elkeson

Pedro H. Tesch/AGIF
Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

09/08/2022 20h54Atualizada em 09/08/2022 23h56

Diego Souza fez a diferença de novo. Hoje (9), o Grêmio goleou o Operário por 5 a 1, em Porto Alegre, em jogo válido pela 23ª rodada da Série B do Brasileiro, com a marca do centroavante. Além de balançar as redes, o camisa 29 participou da jogada que abriu o placar e depois deu assistência para Gabriel Teixeira. Antes do apito final, Elkeson, que havia entrado no lugar do artilheiro gremista, transformou a vitória em goleada.

Campaz, Diego Souza, Gabriel Teixeira, Elkeson e Reniê (contra) fizeram os gols do Grêmio. Kalil marcou para o Operário.

O resultado faz o Grêmio chegar a 43 pontos e reassumir a segunda colocação, visto que também contou com o tropeço do Bahia. O time de Salvador perdeu por 2 a 0 para o Sampaio Corrêa, fora de casa.

Na próxima rodada, o Tricolor gaúcho visita o CRB e o Operário recebe o Sampaio Corrêa. As duas partidas ocorrem no sábado (13).

Quem foi bem: Diego Souza

Centroavante saiu da área e construiu a jogada do primeiro gol do jogo, ao dar passe por cima da zaga. Na etapa final, o centroavante fez o 11º gol na Série B e ainda deixou Gabriel Teixeira na cara do goleiro para marcar o terceiro.

17 jogos e contando

A vitória em Porto Alegre aumenta a sequência invicta do Grêmio na Série B. São mais de três meses sem perder e 17 partidas entre vitórias e empates.

Vanderlei e a sensação horrível

Aos 38 anos, goleiro reencontrou o Grêmio em Porto Alegre e fez boas defesas ao longo do primeiro tempo. Quase uma lei do ex ao contrário, por evitar gols. Mas Campaz acabou com a chance antes do intervalo.

"[Sensação] Horrível, né [por levar gol perto do intervalo]? A gente vinha fazendo bom jogo, tivemos até chance de fazer o gol. Tomar gol no final é sempre complicado. Mas temos totais condições de empatar e até virar o jogo", disse o goleiro ao Premiere antes de levar outros gols gremistas.

Grêmio demora para se impor

Campaz marcou o primeiro gol do jogo aos 44 do primeiro tempo. Isso diz bastante do que foi o início do duelo em Porto Alegre. Apesar de ter mais a bola, o Grêmio não conseguiu ser criativo e nem ter profundidade. Para piorar, o time errou defensivamente e passou por sustos ao longo da etapa inicial.

Operário não resiste

Depois do intervalo, o Grêmio melhorou no ataque. Mais contundente, o time fez 2 a 0 em lance revisado pelo VAR. O gol de Kalil saiu no minuto seguinte, mas não mudou o destino do duelo. Gabriel Teixeira marcou o terceiro e botou no placar a superioridade gremista. Aos 44' e 49', Elkeson deu números finais.

Elkeson leva pancada e faz gols

O atacante foi a campo aos 29' e cinco minutos depois, foi atingido por Thales em lance acrobático. O zagueiro acertou a cabeça de Elkeson com o pé direito (a entrada rendeu vermelho após revisão no VAR e um corte na cabeça do gremista, que teve que atuar com uma touca). Mas a presença do camisa 9 foi além: transformou a vitória em goleada com os dois gols, aos 44 e aos 49 minutos.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO 5 x 1 OPERÁRIO
Competição:
Série B do Brasileiro - 23ª rodada
Data e hora: 09/08/2022 (terça-feira), às 19h (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 11.367 pessoas (10.174 pagantes)
Renda: R$ 346.304,00
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (Fifa/DF)
Auxiliares: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (DF) e Thiago Rosa de Oliveira (DF)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa/MG)
Cartões amarelos: Bitello e Nicolas (GRE)
Cartão vermelho: Thales (OPE)
Gols: Campaz, aos 45 minutos do primeiro tempo (GRE); Diego Souza, aos 9 minutos do segundo tempo (GRE); Kalil, aos 10 minutos do segundo tempo (OPE); Gabriel Teixeira, aos 17 minutos do segundo tempo (GRE); Elkeson, aos 44 minutos do segundo tempo e aos 49 minutos do segundo tempo (GRE)

GRÊMIO: Brenno; Rodrigo Ferreira, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti, Lucas Leiva (Bitello), Gabriel Teixeira, Campaz (Gabriel Silva) e Guilherme (Janderson); Diego Souza (Elkeson). Técnico: Roger Machado

OPERÁRIO: Vanderlei; Arnaldo, Thales, Renie e Fabiano; Rafael Chorão (Michel), Ricardinho (Fernando Neto), Felipe Garcia (Jean Carlo), Tomas Bastos (Leandrinho) e Paulo Victor; Getterson (Kalil). Técnico: Matheus Costa