Topo

São Paulo

Depois de falhas seguidas, Thiago Couto tem noite de redenção no São Paulo

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

29/07/2022 04h00

Quando saiu a notícia de que Jandrei não jogaria contra o América-MG, na partida de ida do mata-mata das quartas de final da Copa do Brasil, a torcida do São Paulo começou a chiar. O motivo, óbvio, era o desempenho de Thiago Couto à frente da meta tricolor nos últimos dois jogos.

Contra o Internacional, no Beira-Rio, na semana passada, pelo Campeonato Brasileiro, em menos de meia hora de jogo, foram duas falhas em bolas cruzadas na área do São Paulo. Ao final daquela partida, levou mais um e saiu do Rio Grande do Sul com três gols sofridos.

O roteiro se repetiu diante do Goiás, no último sábado, com novo empate em 3 a 3. Mas a surpresa estava reservada para a noite desta quinta-feira (28). No jogo mais importante de todos em que atuou como titular, Thiago Couto não podia ser vazado para poder ajudar o São Paulo a ter vantagem no jogo de volta da Copa do Brasil, dia 18 de agosto, no Independência, em Belo Horizonte.

Na metade do segundo tempo, aconteceu o momento em que ele virou a chave e superou as expectativas. Depois de um erro de saída de bola do zagueiro Miranda, o atacante Henrique Almeida, do América-MG, apareceu livre dentro da área, pronto para marcar o gol de empate para o Coelho. Thiago Couto saiu de maneira atabalhoada e derrubou o jogador. Pênalti para os visitantes.

O que não estava previsto era a frieza de Couto. Enquanto o zagueiro Iago Maidana caminhava lentamente para a bola, o arqueiro tricolor ficou imóvel, dificultando a cobrança de Maidana, que bateu sem força suficiente e viu Thiago Couto defender o pênalti, evitar o empate e garantir o 1 a 0 no placar.

Embora o técnico Rogério Ceni tenha declarado que o São Paulo ainda está atrás de um goleiro, os problemas financeiros do Tricolor são um entrave para novas contratações.

"O Thiago teve menos participação no jogo de hoje, mas sua participação foi decisiva. É um goleiro que vai amadurecer e tem totais condições de estar aqui com a gente. Não temos dinheiro para contratar um goleiro. O clube está tentando pagar dívidas, estamos olhando alguns nomes, vendo se é possível achar alguém. Se for possível, ótimo. Se não for, Thiago Couto seguirá jogando no lugar de Jandrei", analisou Ceni.

Um dos nomes que o Tricolor foi atrás foi o do goleiro John, do Santos. Mas a proposta de R$ 6 milhões não agradou a equipe da Baixada Santista. John vê a transferência com bons olhos, uma vez que tem jogado pouco e enxerga na saída a possibilidade de ser titular e atuar regularmente.

"A direção se esforçou bastante em trazer jogadores, mas temos desequilíbrio", pontuou o treinador. A expectativa é de que o clube possa acertar com um novo goleiro ainda nesta sexta-feira, uma vez que o São Paulo tem até sábado (30) para inscrever novos jogadores a tempo de disputar as quartas de final da Copa Sul-Americana, contra o Ceará.

São Paulo