Topo

São Paulo

Rogério admite busca por novo goleiro e analisa alvos do São Paulo

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

29/07/2022 00h22

A lesão de Jandrei, que ainda tira o goleiro dos gramados sem data para retorno, abriu a possibilidade de o Tricolor buscar um novo goleiro para compor o elenco.

O técnico Rogério Ceni elogiou Thiago Couto, que pegou um pênalti e garantiu a vitória sobre o América-MG, por 1 a 0, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, mas admitiu a busca por um novo atleta para a posição.

"Para ele é muito positivo, para a gente logicamente também, ajuda o clube. Ele tem 23 anos, são poucos jogos jogados no profissional, natural que você tenha nervosismo, 51 mil pessoas. Os dois jogos que ele fez foram com muitas modificações na zaga. Hoje a zaga tinha a formação mais tradicional, facilitou o trabalho dele. Feliz pela defesa do pênalti, nos ajudou, e acho que pode trazer um pouco mais de confiança pra ele, é um menino que joga mais do que ele mostrou. Conheço o Thiago do dia a dia, joga muito bem com os pés. Eu com 30 anos sentia que tinha dias que não tinha confiança, não executava tudo que treinava. Nos ajudou hoje, nervosismo é natural e estampado no olhar dele, com o passar dos jogos ele vai jogar melhor, é a natureza da vida", analisou Ceni, em coletiva depois da vitória de ontem (28).

Thiago Couto entrou no decorrer da partida contra o Fluminense, no dia 17, após o titular Jandrei sofrer uma pancada nas costas e precisar ser substituído. De lá para cá, Thiago Couto sofreu sete gols, sendo um do Fluminense, três do Internacional e mais três do Goiás, o que gerou apreensão da torcida e motivou a diretoria tricolor a buscar um novo goleiro.

O clube do Morumbi acenou com R$ 6 milhões para tirar John do Santos, mas o Peixe recusou a proposta. Ceni ainda avaliou outros nomes que teriam sido ventilados.

Estamos vendo se conseguimos encontrar algum goleiro. Felipe Alves é um goleiro que eu trabalhei [no Fortaleza]. O Diego Alves eu trabalhei [no Flamengo]. O Rafael Cabral [do Cruzeiro] eu gosto. O Jaílson tem experiência. O John é muito bom goleiro, é caro, mas é bom goleiro. O Richard, do Ceará, é interessante, mas é nosso próximo adversário da semana que vem [pela Copa Sul-Americana]. Infelizmente, não temos como fazer proposta elevada. Se conseguirmos [contratar alguém], vai ser importante para ajudar na experiência para o próprio Thiago, para esse momento enquanto o Jandrei está fora. Se não conseguirmos, o Thiago continua jogando"
ROGÉRIO CENI, EM ENTREVISTA APÓS A VITÓRIA DO SPFC

Jandrei chegou a treinar todos os dias da semana, mas não completou nenhum treinamento. Após as atividades da quarta-feira (27), o goleiro voltou a sentir dores nas costas e foi preservado até para não agravar a lesão. O clube não informou o prazo para sua recuperação.

"Com relação à lesão, o Jandrei tentou treinar ontem, sentiu dores e não reuniu condições para estar com a gente aqui. Uma informação mais pontual é melhor falar com o departamento médico. Vi ontem no campo, ele tentou fazer a movimentação e não se sentiu confortável para estar presente com a gente hoje. O Thiago teve menos participação no jogo de hoje, mas sua participação foi decisiva. É um goleiro que vai amadurecer e tem totais condições de estar aqui com a gente. Não temos dinheiro para contratar um goleiro. O clube está tentando pagar dívidas, estamos olhando alguns nomes, vendo se é possível achar alguém. Se for possível, ótimo. Se não for, Thiago Couto seguirá jogando no lugar de Jandrei", encerrou Ceni.

Com a vitória sobre o América-MG, o Tricolor poderá jogar por um empate na partida de volta, dia 18 de agosto, em Belo Horizonte, para avançar à semifinal da Copa do Brasil. Ates disso, porém, terá o Athletico-PR, no domingo (31), fora de casa, na abertura do segundo turno do Campeonato Brasileiro.

Veja outras respostas da coletiva de Rogério Ceni

Defesa completa

"Acho que é bastante importante, a volta dos três jogadores que mais jogam nessa função. Aliada aos alas de origem ajuda bastante. É a formação que está mais acostumada. Luizão e Beraldo são ótimos jogadores, mas são jovens, Rafinha tem muito boa construção, mas sofre na bola aérea. É natural que a gente sofra, mas mesmo com a zaga modificada foram muitos gols sofridos nos últimos jogos. Hoje cedemos pouquíssimas chances ao América, já que é uma zaga que joga mais junto, bem postada."

Sobre o sistema escolhido

"Poderíamos ter arriscado jogar com 2 zagueiros e colocar mais um homem de meio-campo, mas não teríamos a solidez defensiva que tivemos. Individualmente crescemos em termos de produção defensiva. Trabalhamos anteontem bastante situações de defesa em linha de 3 e linha de 4, foi bastante produtivo.

Aqui não temos velocidade, então usamos mais meio-campistas. Não tenho problema nenhum em adaptar o time de acordo com o que tenho. Tenho muito problema de altura, além dos três zagueiros tenho apenas o Calleri de jogador alto. Alisson em transição, talvez não esteja à disposição para domingo, talvez pra próxima semana. Patrick pra domingo é muito difícil, apesar da lesão não ter sido realmente grave. Não podemos perdê-lo por muito tempo, se não, começa a cansar mais rápido. Reinaldo está se sentindo bem, mas pra essa semana também não tem condições de voltar, mais pra próxima semana. Luciano não tem absolutamente nada que preocupe a gente, mais cansaço, câimbra, ele fez a vantagem numérica pra gente no meio-campo em boa parte do jogo. Não traz preocupação em relação à lesão."

Rodrigo Nestor

"O Nestor, hoje, tomou uma pancada desde o primeiro tempo, reclamou de tontura. Estava meio tonto, quase tirei ele no intervalo, mas jogou mais um pouco. Oscilação é normal, jogador especial, pifa muito bem, sabe jogar de segundo volante, em qualquer posição de meio-campo. Se algum momento cai de produção, em seguida sobe, a vida é assim."

Vai contratar zagueiro?

"Sobre ter mais um zagueiro acho que seria necessário, mas não conseguimos encontrar um jogador que atenda as características que a gente precisa sem custo. O lado financeiro pesa pra gente, não vamos endividar mais ainda o São Paulo. O mercado está muito difícil pra nomes. Todo mundo já fez sete jogos, quem está jogando está bem no seu time, é difícil ocupar a vaga de titular, os fora da curva custam muito dinheiro, que é uma coisa que não temos. Se conseguirmos encontrar um nome, seria importante. Temos ainda dois garotos, Luizão fez bons jogos, Beraldo crescendo, eles só não têm experiência pra jogos decisivos, isso se adquire com o tempo. O maior problema foi a lesão do Arboleda. Nós tínhamos zagueiros."

Jogos em casa decisivos

"A atmosfera que é feita aqui, a presença do torcedor, colocando mais de 50 mil pessoas no Morumbi. Se estivermos em jogos mais importantes que esse, o torcedor estará presente. Conhecimento de gramado pra jogar, tem influência bastante positiva. Time que é jovem, precisa do apoio do torcedor, aqui ele encontra esse apoio. Quando sai, sente um pouco mais de pressão. Por isso os bons resultados sempre vêm no Morumbi. Hoje não foi muito amigo da gente, não conseguimos se desvencilhar da marcação, vamos ter que trabalhar isso para o próximo jogo contra o América-MG. O mais importante foi que jogamos em nossa casa, com a presença do nosso torcedor. Isso fortalece o aspecto psicológico para todos os jogadores."

Faltou atacante contra o América-MG?

"Se você tem Nikão, Calleri e Luciano no campo, em tese você tem três atacantes. Eu não ligo muito pra ter jogador aberto, porque não tenho velocidade. Não há motivo para ter jogador aberto. No primeiro tempo não conseguimos encontrar soluções, até o minuto 15 estávamos perdendo o meio-campo. Gabriel Neves e Igor Gomes com cartão amarelo, Nestor estava cansado."

Estreia de Giuliano Galoppo

"A entrada do Galoppo foi importante, porque o Nikão foi pra vaga do Luciano. O time encorpou, o Galoppo tem boa chegada na área, Talles também, os alas com bastante profundidade.

O planejamento praticamente não tinha muito planejamento. A direção se esforçou bastante em trazer jogadores, mas temos desequilíbrio. Jogamos com três zagueiros e dois alas. Mas não temos alas substitutos para Welington e Igor Vinicius. O Rafinha é jogador de linha de quatro. Igor é jogador para percorrer a linha. Wellington ataca, Reinaldo tem mais refino técnico, constrói mais.

Temos que variar bastante o sistema, se eu for trocar jogador, tenho que trocar o sistema. O São Paulo fez o melhor possível dentro das condições que tinha. Dentro das possibilidades, acho que o clube fez bastante até aqui e não deixa de tentar fazer. Mas temos que compreender a situação econômica do país. No momento, não temos condições."

Gabriel Neves

"Sobre a contratação, passa pela direção e dinheiro. Acho que ele cresceu bastante nos últimos meses, teve uma oportunidade com alguns jogadores machucados. Quando você tem oportunidade, você tem que decidir o que fazer com ela. Foi o que aconteceu com Thiago. Dificuldade é oportunidade. O Neves aproveitou bem, não tem a força do Pablo na marcação, mas tem bom passe, construção, atributos interessantes para jogar à frente de três zagueiros. Com linha de quatro, já é arriscado. Jogador de boa técnica, não tem jogo aéreo, mas agrega na construção de jogo. Hoje o time não criou muito fisicamente, achei que não rendeu tão bem como nos últimos jogos, mas vem ajudando muito a gente."

Posse de Bola fala da situação do São Paulo:

São Paulo