Topo

Brasileirão - 2022

Coritiba sai atrás, reage no segundo tempo e arranca empate do Juventude

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/07/2022 12h54

O Coritiba se recuperou de um péssimo primeiro tempo, com desvantagem por dois gols, reagiu na etapa final e arrancou o empate por 2 a 2 contra o Juventude, na manhã de hoje (10), no Couto Pereira. Léo Gamalho e Adrián Martínez marcaram para os donos da casa, e Paulo Henrique e Ricardo Bueno fizeram para o Juve.

Com o empate pela 16ª rodada do Brasileirão, os donos da casa foram a 19 pontos, e agora ocupam a 12ª posição. O Ju continua com 12, no 19º lugar.

Sem disputar outras competições, as duas equipes terão uma semana para treinar. Na próxima rodada, o Coxa visita o Flamengo às 19h (de Brasília) de sábado (16). Os Jaconeros recebem o Goiás, no Alfredo Jaconi, às 11h de domingo (17).

Quem foi bem: Paulo Henrique

Driblador e participativo no ataque, Paulo Henrique foi o grande nome do Juventude na partida. Colaborou diretamente com os dois gols da equipe: no primeiro, aproveitou o rebote de Rafael William e marcou o seu. Depois, deu o passe que originou o pênalti sofrido por Ricardo Bueno. Na etapa final, devido às circunstâncias do jogo, mais marcou que atacou, mas ainda protagonizou bons lances individuais.

Quem foi mal: Henrique

Lento em campo, o zagueiro Henrique sofreu com os ataques do Juventude, sobretudo nos 45 minutos iniciais, e foi determinante para o resultado. Foi dele, ao chegar atrasado na bola, o pênalti em Ricardo Bueno, que converteu sua cobrança. Além disso, levou o cartão amarelo por reclamação no lance e fica fora do duelo contra o Flamengo.

Primeiro tempo perfeito do Juventude

Jogando fora de casa, o Juve fez um primeiro tempo perfeito. Primeiro, aos quatro minutos, começou fuzilando os adversários até o gol sair: Ricardo Bueno testou na trave e a defesa afastou mal. Moraes bateu de fora da área, Rafael William espalmou e Paulo Henrique somente empurrou para o fundo do gol.Os visitantes reduziram o ritmo, mas seguiram levando perigo. Aos 32, Ricardo Bueno se aproveitou de bobeira de Henrique, sofreu pênalti do zagueiro e, na cobrança, deslocou bem o goleiro para ampliar o placar.

Protestos na arquibancada

Quando soou o apito para o intervalo, com o mau resultado que apontava o placar para o Coritiba, torcedores presentes no Couto Pereira sequer esperaram o fim do jogo para protestar, e deram início aos sonoros gritos e vaias contra os jogadores do Coxa. A atuação que viram no primeiro tempo não se repetiria na etapa final.

Reação do Coxa no segundo tempo

O Coritiba retornou do intervalo com três substituições - duas nas laterais e a entrada de Adrián Martínez - e uma nova postura. Atrás do placar, o time foi à frente, pressionou e chegou às redes rapidamente: pela meia esquerda, Igor Paixão fez ótimo lançamento na área e Léo Gamalho desviou de cabeça para diminuir. A insistência foi premiada aos 32: Igor Paixão encontrou Martínez na área. O argentino recebeu de costas, girou em cima da zaga e bateu fraco, no canto, para vencer o goleiro César.

Cronologia do jogo

O Juventude abriu o placar com Paulo Henrique, aos quatro minutos do primeiro tempo, e ampliou com Ricardo Bueno, de pênalti, aos 32. Aos 6 minutos da etapa final, Léo Gamalho diminuiu para o Coritiba. Adrián Martínez, aos 33, empatou a partida.

Primeiro gol pelo clube

Além de ser o destaque da partida, Paulo Henrique voltará para casa animado pelo primeiro tento anotado com a camisa do Jaconero. Ainda no intervalo, ele comemorou o feito: "Muito feliz pelo gol, um gol importante. Eu tinha marcado contra o Fluminense, mas foi anulado. Esse foi o primeiro pela camisa do Juventude."

Sete jogos sem vitória do Juventude

Após o ótimo primeiro tempo, o Juventude viu o Coxa reagir e perdeu a oportunidade de somar três pontos e terminar uma sequência assustadora no Brasileirão, mas avançou pouco na etapa final e ofereceu várias oportunidades aos donos da casa, que garantiram o empate. Assim, o Juve soma agora sete jogos sem vencer na Série A, com cinco derrotas e dois empates.

FICHA TÉCNICA

CORITIBA 2 X 2 JUVENTUDE

Data: 09/07/2022

Hora: 11h (de Brasília).

Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)

Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (FIFA-RJ)

Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ)

VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)

Cartões amarelos: Henrique (COR) e Gustavo Morínigo (COR); Moraes (JUV)

Gol: Paulo Henrique (JUV), aos 4 minutos, e Ricardo Bueno (JUV), aos 32 do 1º tempo; Léo Gamalho (COR), aos 6 minutos, e Adrián Martínez (COR), aos 32 do 2º tempo

Coritiba: Rafael William; Matheus Alexandre (Natanael), Henrique, Luciano Castán e Guilherme Biro (Egídio); Willian Farias, Matías Galarza (Régis), Fabrício Daniel (Adrián Martínez), Igor Paixão e Alef Manga (José Hugo); Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo.

Juventude: César; Rodrigo Soares, Thalisson Kelven, Rafael Forster e Moraes; Jean, Jadson (Darlan Mendes), Paulo Henrique (Guilherme Parede), Edinho (Capixaba) e Óscar Ruiz (Chico Kim); Ricardo Bueno (Vitor Gabriel). Técnico: Umberto Louzer.