Topo

Botafogo

Luís Castro critica arbitragem e pede 'VAR do VAR' após vitória do Botafogo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/07/2022 23h15

O árbitro de vídeo anulou, corretamente, dois gols do Red Bull Bragantino, mas nem assim agradou ao técnico Luís Castro na noite de hoje (4). Após a vitória por 1 a 0 no Nabi Abi Chedid, o comandante do Botafogo reclamou do VAR, que chamou Ramon Abatti Abel, o árbitro de campo, para analisar um possível pênalti de Cuesta em Helinho no final da partida.

"Como é que o VAR lança uma confusão em um lance que não há dúvida alguma. Coloca em dificuldade as equipes, os treinadores, o público. Precisa, muitas vezes, de um VAR do VAR", afirmou.

Ao analisar o crescimento do Glorioso na segunda etapa, o comandante elogiou a melhora pelas laterais e lamentou as falhas na defesa, que permitiram muitos cruzamentos do Massa Bruta, inclusive nos dois gols anulados.

"Estávamos cometendo um erro até o intervalo nos corredores, a subida de Hugo pela esquerda. O Saravia sempre ficava com companhia no ataque, mas o Hugo estava livre. Sem o adversário, deveríamos ter explorado mais, como fizemos no segundo tempo. Outra coisa fundamental, foi os jogadores acompanharam a viagem da bola, conseguimos diminuir mais os espaços. Continuamos com competitividade. Nosso grande problema, claramente, foram os cruzamentos na área. Controlamos o jogo, mas não reduzimos os espaços tanto de quem cruzava como de quem estava na área", declarou.

Reconhecendo que não foi uma grande exibição do Bota, o treinador voltou a lamentar os desfalques da equipe. Neste jogo, nove atletas (sete por lesão e dois por suspensão) não estavam à disposição.

"Sofremos ao longo dos últimos tempos com muitas lesões e alguns castigos. O departamento médico está com um trabalho muito intenso para recuperar os jogadores. Estão trabalhando de forma intensiva. Hoje, recuperaram muito bem o Lucas Fernandes. Os jogadores se entregaram, foram melhores na dedicação. Na dificuldade que estamos, conquistar três pontos em um estádio muito difícil contra uma boa equipe, nos dá força para lutar pelo que queremos. Eles foram importantes para ajudar em nosso caminho", complementou.

A próxima partida da equipe será no domingo (10), às 19h, contra o Cuiabá, na Arena Pantanal, pela 16ª rodada do torneio.

Confira outros trechos da coletiva

Lesão de Kayque

É um jogador que reduz muito bem espaços do adversário, percorre muitos quilômetros por jogo. Defende bem e chega bem à frente. Entrou um jogador que também vai bem no momento do jogo de saída do ataque. Nos, como colegas, deixa tristes ter mais um jogador fora por lesão, não queríamos perder mais um jogador. Mas o Romildo entrou bem e desempenhou as funções.

Tática com 3 zagueiros

Colocamos mais um central e tivemos alguma dificuldade na saída de bola. Tivemos dificuldade, pois Bragantino nos pressionava bem, aproximando os dois volantes. Íamos para a saída de bola longa, mas não estávamos atentos à viagem da segunda bola. Melhoramos no segundo tempo. É algo que estamos trabalhando bastante, mas ainda somos instáveis. Como uma continuidade, vamos encontrar melhores mecanismos ao longo do tempo, para essa saída. Hoje fundamentalmente, foi lançada para o Vinícius tentar ganhar, ou o Saravia.

Melhora do time

Conseguimos a vitória por ter um conjunto que trabalhou muito. Dos últimos 12 pontos, conquistamos nove. Não só pelos jogadores, mas pelos staff, torcida e todos que nos apoiaram. Nossa grande felicidade é essa.

Interesse em Carlos Eduardo

Uma pergunta difícil após um jogo desse. Muitos jogadores estão sendo apontados no Botafogo. Na última coletiva, disse que precisávamos de nossos jogadores que estavam lesionados e teve um colega que disse que chamei meus jogadores de Série B. Peço desculpas, mas não quero ser mal interpretado e não vou falar mais nada.

Botafogo