Topo

Corinthians

Corinthians confirma Yuri Alberto por empréstimo até junho de 2023

Yuri Alberto chega ao Corinthians após marcar seis gols em 15 partidas em curta passagme pelo Zenit (RUS) - Reprodução/Twitter
Yuri Alberto chega ao Corinthians após marcar seis gols em 15 partidas em curta passagme pelo Zenit (RUS) Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

29/06/2022 18h04Atualizada em 29/06/2022 18h13

O atacante Yuri Alberto foi anunciado oficialmente pelo Corinthians na tarde de hoje (29). Ele chega por empréstimo junto ao Zenit (RUS), com contrato até junho de 2023, em negócio que envolve a ida de Ivan e Gustavo Mantuan ao clube russo.

O Corinthians foi o último a confirmar o negócio. O Zenit já havia anunciado a transferência pela manhã, horas antes de o próprio Yuri Alberto se despedir do clube russo em publicação nas redes sociais. O atacante esteve ontem (28) na Neo Química Arena, onde acompanhou de perto o jogo entre seus novos companheiros e o Boca Juniors, pela Copa Libertadores. O Alvinegro até brincou com a demora nas redes sociais. "Quem será que é, hein?", publicou o perfil oficial minutos antes do anúncio.

A chegada do atacante ao Corinthians implica em duas saídas. O goleiro Ivan e o atacante Gustavo Mantuan foram emprestados ao Zenit por um ano, com opção de compra em junho de 2023 por valor fixado. O goleiro era o reserva imediato de Cássio e fez três jogos neste ano, enquanto Mantuan virou titular com o técnico Vítor Pereira e participou de 22 das últimas 23 partidas do time —a última ontem, no empate sem gols contra o Boca.

Aos 21 anos, Yuri Alberto volta ao futebol brasileiro após apenas cinco meses na Rússia. O negócio foi viabilizado pelo Corinthians após a Fifa ampliar por mais um ano as exceções contratuais a jogadores e técnicos de clubes russos e ucranianos, que podem romper seus vínculos de forma unilateral por causa dos desdobramentos da guerra na Ucrânia. O atacante custou 25 milhões de euros ao Zenit no começo do ano.

Yuri Alberto subiu ao time principal do Santos em 2018, mas no ano seguinte perdeu espaço sob o comando de Jorge Sampaoli. Ele negou as propostas de renovação de contrato, saiu de forma conturbada na metade de 2020 e assinou com o Internacional. Ele fez 12 gols no Brasileirão do ano passado, foi para o Zenit em janeiro e fez seis gols em 15 partidas na Rússia.

O centroavante será apresentado oficialmente pelo Alvinegro na próxima quinta-feira (7).

Corinthians