Topo

Grêmio vence Londrina com sustos, 'sacode' de Geromel e segue no G4

Gabriel Teixeira marcou o gol da vitória do Grêmio, que se mantém no G4 da Série B  - Maxi Franzoi/AGIF
Gabriel Teixeira marcou o gol da vitória do Grêmio, que se mantém no G4 da Série B Imagem: Maxi Franzoi/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

28/06/2022 20h54

O Grêmio venceu o Londrina, hoje (28), pelo placar de 1 a 0. Mas a história do jogo da 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro não para por aí. O gol de Gabriel Teixeira garantiu a permanência no G4, porém, não evitou partida instável do time de Roger Machado. Com direito a erros de Gabriel Grando e sustos, como uma bola na trave e gol visitante anulado pelo VAR, a equipe ainda assistiu a Pedro Geromel, literalmente, sacudir Bitello. O camisa 39 pegou a bola com a mão em lance de desatenção completa.

A vitória faz o time gaúcho chegar a nove partidas de invencibilidade. Com 25 pontos, o Grêmio garante mais uma rodada no topo da tabela. O Londrina segue com 18 pontos.

Na próxima rodada, o Grêmio visita o Bahia e o Londrina recebe o CSA. O jogo em Salvador acontece no domingo (3), enquanto a partida no Paraná ocorre no sábado.

Quem decidiu: Gabriel Teixeira

Meia-atacante marcou o primeiro gol com a camisa do Grêmio. Durante a partida, oscilou entre bons e maus momentos.

Quem decepcionou: Gabriel Grando

Goleiro do Grêmio saiu errado em cruzamento para área, mas o lance foi apenas o prefácio da atuação dele. Gabriel falhou em cobrança de falta, que terminou em gol. O camisa 12 foi salvo pelo VAR, que marcou impedimento. Na etapa final, o jogador voltou a mostrar insegurança.

Lucas Leiva aparece no gramado

O principal reforço do Grêmio na temporada foi ao estádio e, de surpresa, apareceu no gramado durante o intervalo. A iniciativa não foi anunciada pelo clube, mas brindou os mais de 10 mil torcedores. O volante, ex-Liverpool e Lazio, distribuiu bolas e acenos. Lucas Leiva só pode estrear pelo Grêmio depois de 18 de julho, quando reabre a janela de transferências. Ele atuará com a camisa 15.

Foi surreal. Bitello achou que o jogo estava parado, por possível falta anterior, e pegou a bola com as mãos. O árbitro, então, parou o jogo ali. A falta havia sido cometida pelo próprio camisa 39, ao pegar a bola. Geromel, diante da cena, perdeu a cabeça. O capitão gremista saiu em desabalada carreira e sacudiu o volante gremista. A reclamação física foi acompanhada por gritos. O lance foi o estopim para o declínio do Grêmio no jogo.

VAR frustra o Londrina

O Londrina aproveitou o vacilo gremista, acertou a trave com Caprini e cresceu ao longo da etapa inicial. O time paranaense chegou a balançar as redes, mas o gol foi anulado na hora da revisão pelo VAR. O árbitro de vídeo flagrou impedimento de Samuel Santos.

Grêmio resiste e melhora

A arrancada do segundo tempo foi ruim para o Grêmio. Grando falhou outras vezes, o Londrina se jogou à frente. Mas o time de Roger resistiu e antes dos 15 minutos, passou a dominar. Diego Souza teve pelo menos duas chances para ampliar o placar. Campaz obrigou o goleiro a salvar em falta com bola viajada. E depois dos 40, Elias acertou a trave.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 0 LONDRINA

Data e hora: 28/06/2022 (terça-feira), às 19h (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 11.791 pessoas (10.621 pagantes)
Renda: R$ 357.676,00
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Auxiliares: Elicarlos Franco de Oliveira (BA) e Luanderson Lima dos Santos (BA)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Cartões amarelos: Gabriel Teixeira, Villasanti, Gabriel Silva (GRE); Eltinho (LON)
Gol: Gabriel Teixeira, aos 17 minutos do primeiro tempo (GRE)

GRÊMIO: Gabriel Grando; Rodrigo, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti (Mateus Sarará), Bitello (Lucas Silva), Campaz (Gabriel Silva), Janderson (Elias Manoel) e Gabriel Teixeira (Emerson); Diego Souza
Técnico: Roger Machado

LONDRINA: Matheus Nogueira; Samuel Santos (Augusto), Saimon, Vilar e Eltinho (Dudu); João Paulo, Jhonny Lucas, Gegê; Douglas Coutinho (Mirandinha), Caprini e Alan Ruschel (Matheus Lucas)
Técnico: Adilson Batista