Topo

São Paulo

Com moral renovado, São Paulo tenta recuperar terreno no Brasileirão

Patrick comemora gol pelo São Paulo contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil - Ettore Chiereguini/AGIF
Patrick comemora gol pelo São Paulo contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

26/06/2022 04h00

A vitória contra o Palmeiras no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil serviu para tirar um peso das costas do São Paulo. Duas derrotas para o mesmo rival em um espaço de três dias significaria uma pressão difícil de lidar.

O sentimento no Morumbi depois do 1 a 0, com gol de Patrick, foi de alívio e com a impressão de que o time é capaz de ser competitivo. Agora, a missão é conseguir levar tudo isso para o Brasileirão. A equipe de Rogério Ceni enfrenta o Juventude, hoje (26), no Morumbi, às 18h (de Brasília), pela 14ª rodada do troneio nacional.

A competição é tratada como prioritária por Rogério Ceni, que chegou a falar até em possibilidade de título. A sequência de uma vitória nos últimos sete jogos, no entanto, não apenas afastou o São Paulo do líder Palmeiras como tirou a equipe da zona de classificação para a próxima Libertadores.

A única vitória do São Paulo no Brasileirão nesse período foi contra o América-MG, em 12 de junho, por 1 a 0. Além dela, foram quatro empates (Corinthians, Ceará, Avaí e Coritiba) e duas derrotas (Botafogo e Palmeiras).

Com a vitória do Internacional na sexta-feira (24) sobre o Coritiba, o São Paulo está com seis pontos a menos que o time gaúcho, quarto colocado, na última vaga direta para a Libertadores. O Tricolor, com 18 pontos, tem a mesma pontuação do Fluminense, atualmente na sexta posição, que levaria para as fases preliminares da competição continental.

Apesar das atenções para a parte de cima da tabela, uma vitória contra o Juventude é importante para que o São Paulo não comece a olhar para baixo, como aconteceu na última temporada. A série ruim recente fez com que a vantagem para o Goiás, primeiro time na zona de rebaixamento, ficasse em apenas quatro pontos.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO X JUVENTUDE

Competição: 14ª rodada do Brasileirão
Data e hora: 26 de junho de 2022, às 18h (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbi (SP)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa/GO)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)

SÃO PAULO: Jandrei; Rafinha, Diego Costa, Miranda (Léo), Welington; Gabriel Neves (Pablo Maia), Igor Gomes, Rodrigo Nestor, Patrick; Luciano (Éder) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.

JUVENTUDE: César; Rodrigo Soares, Thalisson, Rafael Forster e Moraes; Yuri Lima, Jadson e Oscar Ruiz; Chico, Capixaba e Ricardo Bueno. Técnico: Umberto Louzer.

São Paulo