Topo

Grêmio

Como Grêmio contratou argentino de 19 anos ex-Torino e futebol inglês

Carlos Thomas Gómez Montefiore fez testes no Grêmio por um mês, após jogar na 6ª divisão inglesa - Rodrigo Fatturi/Grêmio FBPA
Carlos Thomas Gómez Montefiore fez testes no Grêmio por um mês, após jogar na 6ª divisão inglesa Imagem: Rodrigo Fatturi/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

15/06/2022 04h00

Carlos Thomás Gómez Montefiore é o mais novo reforço do Grêmio. Aos 19 anos, o meia-atacante argentino assinou contrato até o final de 2023 depois de período de testes de um mês nas dependências do clube gaúcho. A chegada dele a Porto Alegre é uma viagem que inicia no interior da Argentina e passa pela Itália e Inglaterra. Com direito a jogos pela sexta divisão do futebol inglês.

Montefiore foi integrado ao elenco do chamado time de transição do Grêmio, que reúne atletas de até 23 anos e serve de apoio ao grupo principal. Ele é agenciado por Martín Wainbuch, o mesmo empresário de Walter Kannemann, zagueiro gremista desde 2016.

Com passagem pelas escolinhas de River Plate, Argentino Juniors e Racing, Montefiore deixou a Argentina aos 16 anos, justamente pelo talento que chamou a atenção de olheiros italianos. Descendente de imigrantes, ele viajou à Itália para testes no Torino e Milan. Depois do primeiro período em solo europeu, o atraso na obtenção de passaporte comunitário impediu a permanência na Itália. Foi quando surgiu a viagem à Inglaterra.

O time inglês que aprovou Montefiore foi o Crewe Alexandra FC, da Quarta Divisão. Sem passaporte europeu, o meia-atacante foi emprestado ao Nantwich Town FC, que disputa a Sexta Divisão inglesa. O torneio semi amador também reúne jogadores sem espaço em elencos das divisões superiores. O jogo mais recente de Montefiore foi em abril desde ano. Foi quando surgiu a possibilidade de atuar no Brasil.

O plano para dar sequência a carreira era seguir na Europa, à espera da abertura da janela em Espanha ou Portugal, ou então voltar à América do Sul.

A avaliação de Montefiore foi realizada no CT Hélio Dourado. A técnica e a finalização do meia-atacante chamaram atenção dos dirigentes gremistas. Canhoto, ele tem histórico de atuar aberto pela direita e também centralizado.

O desempenho agradou depois dos primeiros treinamentos e foi iniciada negociação para um contrato mais longo. O vínculo até o final de 2023 foi assinado por conta do potencial de Montefiore. A ideia é observar ele em jogos do time de transição, com eventual chance no grupo principal de Roger Machado.

Grêmio