Topo

Flamengo mantém liderança como time de maior torcida do país; veja ranking

Torcida do Flamengo no Maracanã na partida contra o Vasco - Gilvan de Souza/Flamengo
Torcida do Flamengo no Maracanã na partida contra o Vasco Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo

Do UOL, em São Paulo

14/06/2022 14h49

Em pesquisa realizada pela Sport Track divulgada nesta terça-feira (14), em um relatório da consultoria Convocados, em parceria com a XP Investimentos, consta que o Flamengo segue como a maior torcida do Brasil.

De acordo com os dados publicados, os torcedores rubro-negros representam 24% dos brasileiros, seguidos pelas torcidas de Corinthians (18%), São Paulo (11,5%) e Palmeiras (9,8%). Não há observações sobre margem de erro no documento publicado.

Ranking das torcidas brasileiras em 2022 - Sport Track - Sport Track
Ranking das torcidas brasileiras em 2022
Imagem: Sport Track

Além disso, outro número que se destaca na pesquisa é que o Grêmio ultrapassou o Vasco no ranking. O Tricolor conta com 4,7%, enquanto o clube carioca tem 4,1%.

Outro ponto levantado é que as torcidas de Botafogo e Internacional são as mais velhas, com 68% e 66%, respectivamente, de torcedores acima dos 34 anos. . Enquanto as de Cruzeiro e Flamengo são as mais jovens do país, com 60% e 54%, respectivamente, na faixa de 16 a 34 anos.

Faixa etária das torcidas brasileiras em 2021 - Sport Track - Sport Track
Faixa etária das torcidas brasileiras em 2021
Imagem: Sport Track

E por mencionar a Raposa, a XP foi a intermediária no processo de SAF do clube, que hoje tem como dono Ronaldo Fenômeno. Além disso, a empresa também é um dos agentes na disputa pela criação da Liga de Clubes, a LIBRA.

Com relação aos times estrangeiros, o relatório também mostrou quais têm a preferência dos brasileiros. A equipe que conta com a maior torcida no Brasil é o Barcelona, com 28%, seguido pelo Real Madrid, com 24%. O PSG está em terceiro, com 17%, com uma diferença muito grande com relação ao quarto colocado, o Manchester United, com 4%.

Segundo a Sport Track, foram ouvidas entre 2.200 e 2.250 pessoas maiores de 16 anos no final de 2021 de forma digital.

Veja as notícias do Flamengo e mais temas no UOL News Esporte:

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do publicado, Santos e Fluminense não possuem as torcidas mais velhas do país, mas sim Internacional e Botafogo. A informação foi corrigida.