Topo

Seleção desiste de amistoso pré-Copa e terá só mais três jogos até o Qatar

Tite fala com os jogadores da seleção brasileira - Lucas Figueiredo/CBF
Tite fala com os jogadores da seleção brasileira Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Do UOL, em Tóquio (Japão)

05/06/2022 07h58

A seleção brasileira não vai fazer um jogo de preparação dias antes da Copa do Mundo. A informação foi dada hoje (5) por Tite em coletiva de imprensa em Tóquio, onde o time se prepara para enfrentar o Japão amanhã (6), às 7h20.

De acordo com o comandante, é muito arriscado fazer um duelo muito próximo da estreia do Mundial. Assim, além do jogo contra os japoneses, o time só deve ter mais duas partidas que serão disputadas em setembro antes da estreia no Qatar, marcada para dia 24 de novembro.

A tendência é que o Brasil faça uma parada na Europa, provavelmente na Itália, para iniciar a concentração e em seguida viaja para o Mundial. A delegação precisa estar em Doha no dia 19 de novembro e havia a expectativa de um jogo neste período, o que foi descartado por Tite.

"O risco de lesão supera o benefício técnico e tático se o amistoso for muito próximo da Copa. Se for, tem que ser uns 10 dias antes. Se é muito próximo, na minha cabeça, não funciona. Para mim, a resposta é não", explicou Tite ao lado de César Sampaio.

Além de enfrentar a Coreia do Sul e o Japão nesta Data Fifa, o Brasil ainda tem mais dois jogos para disputar em setembro. A questão é que, pelo menos por enquanto, ainda há a obrigação de enfrentar a Argentina naquele que ficou conhecido como "Clássico da Anvisa".

O jogo pelas Eliminatórias ainda precisará ser disputado, apesar de CBF e AFA terem planos de cancelar esse encontro. Ou seja, na teoria, Tite só poderá enfrentar um outro país sem ser os hermanos até a Copa.