Topo

Arnaldo Ribeiro: Daniel Alves e Thiago Silva preocupam na defesa da seleção

Do UOL, em São Paulo

04/06/2022 04h00

O ataque da seleção brasileira funcionou no amistoso contra a Coreia do Sul e a equipe comandada pelo técnico Tite goleou por 5 a 1. Porém, a defesa foi vazada e Arnaldo Ribeiro demonstra preocupação justamente com o sistema defensivo, citando as presenças de jogadores veteranos, como o lateral direito Daniel Alves e o zagueiro Thiago Silva.

No podcast Posse de Bola #233, Arnaldo afirma que Daniel Alves não deverá ser o titular na Copa do Mundo, mas no caso de Thiago Silva as características atuais jogando pelo Chelsea são diferentes em relação à seleção brasileira.

"O Daniel Alves eu acho que evidentemente já não está na melhor fase da carreira, sempre teve problemas para defender e acho que não seria titular do Tite hoje, acho que o Danilo seria o titular, está machucado e não jogou. O Thiago Silva vem jogando no Chelsea nessa linha de três zagueiros como um líbero, como o cara da sobra e não como o zagueiro caçador, que sai atrás dos caras correndo o campo inteiro, que ele também já não tem mais o vigor que ele tinha, quem faz isso é o Militão no Real Madrid", diz Arnaldo.

"É um setor ali que tem dois jogadores veteranos que a gente nem imaginava que estivessem nessa Copa, estão no time principal, podem ser titulares. Acho que esse é um problema ali para o Tite prestar atenção", completa.

O jornalista também considera que o posicionamento de Neymar é uma questão chave para a definição dos 11 titulares para a Copa do Mundo, vendo como única possibilidade de abrir vaga para Vinícius Júnior a escalação do camisa 10 como um falso centroavante.

"O Neymar vai jogar de 10 ou de 9, aí faltam duas vagas, uma para mim já está definida, que é a do Raphinha, com a opção do Antony. Sobra uma vaga para o Vinícius Júnior, eu acho que deveria ser dele, ou para um centroavante, como foi nesse jogo, com o Richarlison, Matheus Cunha, Gabriel Jesus, e aí sobraria o Vinícius, essa é uma questão. Para jogar com Raphinha e Vinícius, o Neymar só pode ser o 9, centroavante", diz Arnaldo.

"Resta saber se essa posição permitirá que o Vinícius Júnior jogue na posição onde tanto rende no Real Madrid, que é aquela ponta esquerda, com espaço para arrancar. A seleção brasileira não poderia abrir mão de um jogador que simplesmente fez a diferença na temporada europeia, fez o gol do título na Champions League contra o Liverpool", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.