Topo

Vasco

Mesmo sem mando, Vasco pega Guarani 'em casa' para se manter no G4; entenda

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/05/2022 04h00

Quando se pega a tabela da Série B do Brasileiro, a oitava rodada coloca o nome do Guarani na frente do Vasco no duelo entre as equipes, o que indica que a equipe de Campinas (SP) é a mandante no duelo de hoje (19) às 21h30. Porém, isso na prática não acontecerá. Muito pelo contrário.

Alegando reforma no gramado de seu estádio, o Brinco de Ouro da Princesa, o Guarani viu a necessidade de realizar a partida em outro local. Inicialmente, o duelo aconteceria em Araraquara, ainda dentro do diâmetro do Estado de São Paulo, no entanto, a diretoria bugrina não resistiu à tentadora proposta de cerca de R$ 500 mil para transferir o jogo para a Arena da Amazônia, em Manaus (AM). A federação paulista, então, não se opôs, a carioca também não e muito menos o Vasco, que acabou sendo beneficiado, uma vez que o clube tem imensa torcida no Estado da Região Norte.

No entanto, nem todo mundo ficou satisfeito com a mudança. Bahia e Sport, dois clubes tradicionais e que também estão na briga na parte de cima da tabela, avaliaram que a transferência de mando irá gerar um "desequilíbrio técnico", já que o Vasco praticamente atuará duas vezes "em casa" contra o Guarani. Os nordestinos enviaram ofício à CBF protestando contra a decisão alegando que houve uma "violação ao artigo 20, parágrafo único, do Regulamento Específico da Competição", onde avaliam que ocorreu uma "inversão de mando de campo".

O Cruz-Maltino, por sua vez, se manteve em silêncio e focou em aproveitar a situação. A delegação desembarcou em Manaus na madrugada de ontem (18), por volta das 3h e, mesmo assim, foi incrivelmente recebida por uma multidão de torcedores no aeroporto. Os jogadores foram bastante tietados, posaram para fotos e distribuíram autógrafos.

"O Vasco está em todos os lugares. É incrível o que a nossa torcida faz, a forma como eles vivem o clube e como nos apoiam", disse ao site oficial do clube o goleiro Thiago Rodrigues, que vive uma lua de mel com os torcedores após as boas atuações.

Já o departamento de marketing desenvolveu ações com os vascaínos da região, promoveu sua loja oficial na cidade e engajou a torcida com o plano de sócio-torcedor destinado aos chamados "Off Rio".

Da carga total de 44 mil ingressos colocados à venda, mais de 30 mil já foram vendidos antecipadamente na Arena da Amazônia e o estádio estará cheio logo mais.

O retrospecto do Vasco no local, aliás, é favorável. O clube está invicto em jogos oficiais, com três vitórias e três empates. As duas derrotas aconteceram em 2015, para Flamengo e São Paulo, em um torneio amistoso.

Guarani viaja sob protesto, ameaça e confusão com tiro

No lado do Guarani o clima não é nada bom. Antes de embarcar para Manaus, um grupo de integrantes de organizadas foi até o Brinco de Ouro e realizou um protesto. Alguns jogadores foram intimidados e, após uma discussão entre os torcedores e a segurança, um tiro para o alto foi efetuado, mas sem feridos. Mais tarde o clube emitiu uma nota oficial sobre o episódio. Confira:

"O Guarani Futebol Clube vem à público informar que vai apurar os fatos ocorridos na noite de terça-feira (17) durante a saída da delegação no Estádio Brinco de Ouro para o Aeroporto de Viracopos, onde embarcou rumo a Manaus.

Um grupo de torcedores invadiu o estádio e chegou à área de acesso dos atletas ao ônibus para realizar um protesto. Durante o episódio, foi registrado o incidente envolvendo um dos seguranças do clube. O Guarani tem ciência da gravidade do fato, lamenta o acontecido e tomará as medidas cabíveis.

Após o ocorrido, o policiamento foi acionado e não foi registrado mais nenhum problema. Também não houve feridos".

FICHA TÉCNICA:

GUARANI x VASCO
Competição:
Série B - Oitava rodada
Data e hora: 19 de maio de 2022 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena da Amazônia, em Manaus (AM)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
Auxiliares: Ivan Carlos Bohn (PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Hebert Roberto Lopes (SC)

GUARANI: Kozlinski; Diogo Mateus, Ernando, Ronaldo Alves e Matheus Pereira; Madison, Leandro Vilela e Giovanni Augusto; Júlio César, Bruno José e Nicolas Careca. Técnico: Ben-Hur Moreira (interino)

VASCO: Thiago Rodrigues; Gabriel Dias, Anderson Conceição, Juan Quintero e Edimar; Andrey Santos, Juninho e Bruno Nazário (Palacios); Gabriel Pec, Figueiredo e Raniel. Técnico: Zé Ricardo

Vasco