Topo

Grêmio

Grêmio apela a Elkeson para encontrar solução e evitar crise na Série B

Atacante deve fazer primeiro jogo como titular do time gaúcho diante do Criciúma, na Arena - Divulgação/Grêmio FBPA
Atacante deve fazer primeiro jogo como titular do time gaúcho diante do Criciúma, na Arena Imagem: Divulgação/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

19/05/2022 04h00

A escalação do Grêmio vai mudar de novo e com direito a estreia no time titular. Hoje (19), contra o Criciúma, Roger Machado deve mandar a campo a terceira formação diferente depois de dois jogos sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. As alterações visam, de forma prática, melhorar o ataque. No todo, o time vai ser modificado para espantar o risco de crise na oitava rodada. E a grande atração deve ser Elkeson. O duelo entre gaúchos e catarinenses ocorre na Arena do Grêmio, às 19h (horário de Brasília).

Aos 32 anos, Elkeson já fez três jogos pelo Grêmio. Todos entrando no decorrer das partidas. Agora, o camisa 9 deve iniciar o confronto com o Criciúma ao lado de Diego Souza. Repetindo o que aconteceu no segundo tempo diante do Ituano, em Itu.

"Eu gostei do que eu vi. Ganho peso na área, ganho busca de profundidade pelo centro. Ganho peso dos dois artilheiros ali", disse Roger Machado, na última segunda-feira (16), depois do empate no interior paulista.

Elkeson entrou no lugar de Elias Manoel, no intervalo, e ainda que não tenha criado nenhuma chance de gol e nem tenha finalizado, entregou números melhores que o camisa 18. De acordo com o SofaScore, especializado em estatísticas, o ex-atacante de Vitória e Botafogo tocou mais vezes na bola, venceu mais duelos e perdeu menos a bola que o meia-atacante jovem.

No único treinamento para a partida, Roger Machado fechou as portas do CT depois de reunir os jogadores e projetar a formação tática em conversa particular distante das câmeras. Além de Elkeson no ataque, o Grêmio deve ter o retorno de Lucas Silva no meio-campo. O camisa 16 mandará Gabriel Silva, titular em Itu, para o banco de reservas.

A preocupação do Tricolor é com a pontuação. O time soma 11 pontos e está fora do G4. A palavra de ordem é vencer, se manter no topo da tabela e depois encontrar desempenho coletivo em evolução. Sob pena de ficar distante da zona de classificação e entrar em crise.

O técnico Roger Machado é bancado no cargo pela diretoria, diante dos microfones e nos bastidores. O departamento de futebol, porém, sofre contestações crescentes. Em caso de tropeço contra o Criciúma, a instabilidade ficará maior.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO x CRICIÚMA
Competição:
Série B - Oitava rodada
Data e hora: 19 de maio de 2022 (quinta-feira), às 19h (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão: Premiere
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Rafael Trombeta (PR)
VAR: Wagner Reway (PB)

GRÊMIO: Brenno; Rodrigues, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti; Elias, Gabriel Silva (Lucas Silva ou Elkeson), Bitello e Biel; Diego Souza. Técnico: Roger Machado

CRICIÚMA: Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Rayan e Marcelo Hermes; Léo Costa, Arilson e Felipe Matheus; Thiago Alagoano, Rafael Bilu e Tiago Marques. Técnico: Claudio Tencati

Grêmio