Topo

STJD solicita abertura de inquérito para apurar acusação de Edenílson

Rafael Ramos, do Corinthians, e Edenilson, do Internacional, discutem em partida do Brasileirão - Silvio Avila/Getty Images
Rafael Ramos, do Corinthians, e Edenilson, do Internacional, discutem em partida do Brasileirão Imagem: Silvio Avila/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/05/2022 10h16

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) solicitou, na noite de ontem, a abertura de inquérito a pedido da Procuradoria da Justiça Desportiva para apurar a denúncia de injúria racial feita por Edenilson, meio-campista do Internacional, contra Rafael Ramos, lateral direito do Corinthians.

Agora, o caso foi encaminhado para o presidente do STJD, Otávio Noronha, que sorteará um auditor do Pleno para processar o inquérito.

"Ante à possibilidade da oitiva de mais depoimentos, bem como a reunião de novos documentos e mídias que corroborem com o depoimento do atleta Edenilson, em respeito à causa antirracista e à condução isenta dos procedimentos neste STJD, em especial por esta Procuradoria, faz-se necessária a apuração detalhada da prática da referida e repudiável conduta discriminatória", diz a nota publicada no site oficial do STJD.

Rafael Ramos foi preso em flagrante, no último sábado (14), depois de ser acusado de praticar racismo contra Edenilson.

O jogador português foi autuado por injúria racial e detido no posto policial do estádio do Beira-Rio — palco do empate em 2 a 2 entre as equipes, válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

O Corinthians fez o pagamento da fiança, em espécie, e o atleta responderá em liberdade. O valor da fiança foi de R$ 10 mil.