Topo

Internacional

Mano conquistou o Brasil pelo Corinthians, e quer repetir caminho no Inter

Mano Menezes, técnico do Inter, em seu primeiro dia de trabalho - Ricardo Duarte/Inter
Mano Menezes, técnico do Inter, em seu primeiro dia de trabalho Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha e Yago Rudá

Do UOL, em Porto Alegre e em São Paulo

13/05/2022 04h00

Mano Menezes tinha feito um bom trabalho no Grêmio, era o técnico da volta à Série A de forma heroica na 'Batalha dos Aflitos', ganhou dois Estaduais e foi vice-campeão da Libertadores. Mas sua ascensão no futebol nacional se deu mesmo no Corinthians. Campeão da Copa do Brasil, da Série B e do Paulista, ele assumiu a seleção brasileira e se posicionou como um dos principais treinadores do país. É exatamente este caminho que gaúcho de Passo do Sobrado busca refazer agora, num recomeço de carreira pelo Internacional.

O time que levou Mano ao auge e a equipe em que busca sua retomada se enfrentam amanhã (14), pela sexta rodada do Brasileirão. Frente e frente, Timão e Colorado expõem o passado e o desejo de futuro da trajetória do treinador de 59 anos.

Depois de uma primeira passagem dos sonhos pelo Corinthians, Mano Menezes retornou ao clube paulista na temporada 2014 e enfrentou problemas nos bastidores. Em meio ao racha do grupo Renovação & Transparência entre os hoje ex-presidentes Mário Gobbi, Roberto de Andrade e Andrés Sanchez, o gaúcho decidiu fechar o vestiário para não permitir que a influência externa atrapalhasse os jogadores.

Ronaldo conversa com Mano Menezes e Sidnei Lobo durante treino do Corinthians - Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians - Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Ronaldo conversa com Mano Menezes e Sidnei Lobo durante treino do Corinthians
Imagem: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Para alguns, o posicionamento de Mano foi um sinal claro de que o treinador escolheu um lado da história. A atual diretoria do Corinthians, embora respeite o treinador e o reconheça como responsável pela reconstrução da equipe, após o rebaixamento em 2007, entende que o gaúcho não tem mais espaço no CT Joaquim Grava e, por isso, nem sequer o cogitou antes de contratar Sylvinho e, mais recentemente, Vítor Pereira.

O Inter para Mano Menezes surge num cenário semelhante ao Corinthians do passado. Depois dos títulos, mas também de ter participado da temporada de rebaixamento no Cruzeiro, do insucesso no curto período no Bahia e de passagem pelo futebol da Arábia Saudita, o Colorado simboliza a chance de se recolocar nos postos mais altos.

Tal situação foi, inclusive, citada por ele em sua apresentação no Beira-Rio. Mano entende que o Colorado poderá lhe dar a oportunidade de ressurgir após um tempo longe dos maiores feitos.

"Eu acredito na vida que tudo tem a sua hora. E acredito muito que estou aqui porque sou um treinador com característica, bagagem e conhecimento para estar aqui. Mas que o Inter é o clube certo para me ajudar. Quando existe esse complemento de interesses, as coisas tendem a andar bem. É nisso que acredito", explicou o treinador.

Nos bastidores, todos os relatos apontam para um treinador empenhado, motivado e feliz pela chance de ressurgir. Nem mesmo o passado ligado de alguma forma ao Grêmio está presente no entorno de Mano. Até porque antes de treinar o tradicional oponente, ele passou pela base do Inter.

São cinco jogos no comando do Colorado até agora, com duas vitórias e três empates. A invencibilidade contrasta com uma sequência de jogos cujos resultados poderiam ser melhores, como o 0 a 0 contra o Avaí, em casa, o empate com o Guaireña, no Paraguai, e o 1 a 1 sofrido nos acréscimos do segundo tempo contra o Juventude.

Internacional