Topo

São Paulo

SPFC: Pablo Maia pode reencontrar estádio após falha em queda na Copinha

Pablo Maia, durante a partida entre São Paulo e Juventude, em Caxias do Sul - Miguel SCHINCARIOL/São Paulo FC
Pablo Maia, durante a partida entre São Paulo e Juventude, em Caxias do Sul Imagem: Miguel SCHINCARIOL/São Paulo FC

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

10/05/2022 04h00

As fortes dores na coxa direita que tiraram Andrés Colorado da partida contra o Fortaleza, domingo (8), pelo Brasileirão, podem proporcionar um reencontro para Pablo Maia. Provável titular do São Paulo devido à ausência do colombiano, o jovem volante tem chances de voltar à Arena Barueri, local do jogo contra o Juventude, pouco mais de três meses depois de falhar em lance que resultou na eliminação do Tricolor na Copinha, contra o Palmeiras.

O duelo com os gaúchos, quinta-feira (12), no Morumbi, vale vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil — o primeiro jogo, em Caxias do Sul (RS), terminou empatado em 2 a 2.

Pablo era um dos líderes do São Paulo e foi escolhido pelos próprios companheiros para usar a braçadeira de capitão durante a Copinha. Logo aos 4 minutos, ele saiu jogando errado e acabou desarmado por Giovani na entrada da área. O palmeirense ficou na cara do gol e garantiu a vitória por 1 a 0, garantindo o Alviverde na decisão contra o Santos — o título ficou com os palmeirenses.

A partida foi a última de Pablo na base são-paulina. Oito dias depois daquele jogo, o volante já estreava no profissional ao entrar no segundo tempo do empate sem gols com o Ituano, pelo Campeonato Paulista.

O camisa 29 se adaptou rapidamente ao time profissional e aproveitou o espaço deixado pela lesão de Luan para virar titular com Rogério Ceni. Ele atuou em 21 jogos na temporada, sendo titular em 16.

O erro que poderia ter deixado marcas foi superado, de acordo com quem acompanha o dia a dia de Cotia. Pouco depois do ocorrido, os companheiros de Maia no sub-20 fizeram questão de ressaltar ao volante a sua importância ao time comandado pelo ex-meia Alex na temporada. Internamente, também não houve cobrança ou busca por culpados pela eliminação.

A oscilação recente no time principal, tida como normal para um jogador de apenas 20 anos, fez com que Pablo Maia perdesse o posto de titular absoluto do São Paulo. Com isso, Andrés Colorado começou a ter mais espaço com Rogério Ceni. O volante colombiano se destaca pela sua altura (1,93 m), o que ajuda a equipe defensivamente na bola parada.

Com a ausência de Colorado diante do Juventude, esta será a oportunidade para Pablo Maia voltar a se firmar no profissional. Quis o destino que a chance viesse justamente na Arena Barueri.

São Paulo