Topo

São Paulo

Líder, Pablo Maia supera falha na Copinha e ganha espaço no São Paulo

Pablo Maia, volante do São Paulo, durante a partida contra a Inter de Limeira - Paulo Pinto/São Paulo FC
Pablo Maia, volante do São Paulo, durante a partida contra a Inter de Limeira Imagem: Paulo Pinto/São Paulo FC

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

22/02/2022 04h00

O espaço que Pablo Maia começa a ganhar no time profissional do São Paulo é a consolidação de uma rápida volta por cima do volante de 20 anos. Capitão do Tricolor na Copinha deste ano, ele ficou marcado pelo erro crucial que resultou na eliminação para o Palmeiras na semifinal da competição.

Logo aos 4 minutos daquela partida, Pablo Maia saiu jogando errado e acabou desarmado por Giovani na entrada da área são-paulina. O palmeirense saiu na cara do gol e balançou as redes para garantir a vitória por 1 a 0.

Pablo Maia sentiu o erro, mas quem acompanha o dia a dia de Cotia diz que o apoio dos companheiros de sub-20 fez com que ele rapidamente conseguisse superar o episódio. Os atletas fizeram questão de ressaltar ao volante a boa temporada que ele havia feito sob o comando de Alex. Ao mesmo tempo, não houve internamente cobrança ou a busca de um culpado pela eliminação.

  • Veja análises e últimas notícias do futebol no UOL News Esporte com Mauro Cezar Pereira, Alicia Klein e Domitila Becker:

O episódio expõe uma confiança antiga que o time sub-20 do São Paulo tinha em Maia. Quando Alex assumiu o comando da equipe no início do ano passado, pediu que os jogadores escrevessem em papéis três indicações de possíveis capitães. O treinador achava que os atletas teriam mais conhecimento dos líderes do grupo do que ele que acabara de chegar.

Pablo Maia apareceu em quase todas as listas, em uma clara evidência da liderança que exercia sobre seus companheiros. Com a faixa no braço, o volante ajudou o São Paulo a chegar à final do Brasileirão sub-20 e à semifinal da Copinha.

O volante começou a frequentar com mais periodicidade o CT da Barra Funda por causa do surto de covid-19 que atingiu o time profissional. Ele e os jovens Caio, Beraldo e Luiz Henrique foram chamados para completar os treinos da equipe de Rogério Ceni, que chegou a ter 16 desfalques pela doença.

Os relatos na Barra Funda são de que Pablo Maia aparenta estar bem adaptado ao time principal, mesmo tendo chegado há menos de um mês por lá. O jovem é elogiado nos treinos e demonstra um entrosamento com o elenco, não apenas com os ex-companheiros de base, mas também com os mais experientes.

Depois da vitória por 3 a 0 sobre o Santos, em que Maia foi um dos destaques, Rogério Ceni falou sobre a importância de "não desistir da pessoa", citando a falha na Copinha. "Você vê que o cara é dedicado, ainda um pouco calado, mas forte fisicamente, ajuda bastante. Sempre bem focado e jogou futebol constante, simples, liso, trabalhando em dois passes, girando muito o jogo. Foi um dos melhores na tarde/noite de hoje".

Pablo Maia disputou quatro partidas no profissional do São Paulo neste ano, sendo as últimas duas como titular. O jogador apareceu em um momento de carência na função de primeiro volante. Luan ainda se recupera de um problema muscular, enquanto o provável novo reforço Andrés Colorado é aguardado hoje (22) no CT da Barra Funda para realizar exames médicos e assinar contrato.

O jovem tinha tido em 2021 duas experiências no profissional: foi relacionado para o primeiro jogo contra o 4 de Julho, pela Copa do Brasil, por Hernán Crespo, e para a derrota para o Flamengo, no Brasileirão, já com Rogério Ceni. Em ambas, não chegou a entrar em campo.

São Paulo