Topo

No Real, Rodrygo cumpre projeção da seleção e dá motivo para mais chances

Rodrygo comemora os gols marcados ontem (4) pelo Real Madrid contra o Manchester City, pela Liga dos Campeões - Gabriel Bouys/AFP
Rodrygo comemora os gols marcados ontem (4) pelo Real Madrid contra o Manchester City, pela Liga dos Campeões Imagem: Gabriel Bouys/AFP

Gabriel Carneiro e Igor Siqueira

Do UOL, em São Paulo e Rio de Janeiro

05/05/2022 04h00

Classificação e Jogos

Rodrygo foi o herói da virada inacreditável de ontem (4) do Real Madrid sobre o Manchester City. Com gols aos 45 e 46 minutos do segundo tempo em Santiago Bernabéu, o brasileiro colaborou decisivamente para a vitória por 3 a 1 que colocou o time espanhol na briga pelo 14º título da Liga dos Campeões da Europa contra o Liverpool. Do outro lado do oceano, a comissão técnica da seleção brasileira se alegra por ver confirmada em campo uma projeção feita nos bastidores há pelo menos três anos.

Rodrygo foi convocado pela primeira vez por Tite para amistosos em novembro de 2019. Observado desde os tempos de Santos, tinha acabado de estrear pelo Real. Desde então foi convocado mais três vezes — inclusive nas duas listas mais recentes —, mas não foi titular em seus cinco jogos. Faltava uma coisa para ele finalmente ganhar chance concretas: afirmação na Espanha.

Na seleção, este processo de ascensão é o que Tite gosta de chamar de "consolidação de desempenho". Significa que ao mesmo tempo em que Rodrygo é acompanhado de perto na seleção, na rotina de treinos e viagens, era preciso que ele embalasse no Real Madrid em relação a minutos jogados, participação em gols e rendimento técnico.

É o que se desenha agora, na reta final da temporada 2021/2022. Rodrygo tem dez jogos nesta Liga dos Campeões, sendo quatro como titular, e chegou à marca de sete participações diretas em gol [cinco gols e dois passes]. A média é de uma participação em gol a cada 71 minutos jogados na maior competição de clubes do mundo.

Na conta geral da temporada são oito gols e nove assistências em 44 partidas. Dois destes gols saíram na partida que definiu o 35º título de Campeonato Espanhol do Real Madrid, no último sábado (30). Portanto, é de longe seu melhor ano na Europa.

Ao mesmo tempo em que se consolida no Real, Rodrygo mostra evolução em elementos técnicos que a comissão técnica da seleção brasileira pegava no pé. Um exemplo, segundo ouviu o UOL, é sua finalização de pé esquerdo. Está dentro da teoria de Tite de que seis meses transformam os jogadores.

Além disso, o técnico do Brasil tem aproveitado a era das cinco substituições para ressaltar a diferença que os jogadores que saem do banco podem fazer dentro das partidas. Tite já disse em coletivas que é importante esse papel nos clubes, a exemplo do que Rodrygo tem feito no Real Madrid, como também na própria seleção: o primeiro gol com a Amarelinha foi em circunstância similar, concluindo a goleada por 4 a 0 sobre o Paraguai.

Jogos de Rodrygo pela seleção brasileira

  • Brasil 0 x 1 Argentina - amistoso em 15/11/19 - jogou 25 minutos
  • Brasil 3 x 0 Coreia do Sul - amistoso em 19/11/19 - jogou 4 minutos
  • Brasil 5 x 0 Bolívia - Eliminatórias em 9/10/20 - jogou 35 minutos
  • Brasil 4 x 0 Paraguai - Eliminatórias em 1/2/22 - jogou 12 minutos e fez gol
  • Bolívia 0 x 4 Brasil - Eliminatórias em 29/3/22 - jogou 17 minutos
Rodrygo - Washington Alves/Reuters - Washington Alves/Reuters
Rodrygo comemora gol da seleção contra o Paraguai em fevereiro de 2022; seu único até agora
Imagem: Washington Alves/Reuters

Tudo isso é o que dá motivo para que Rodrygo pleiteie mais chances na seleção. O titular de sua posição na ponta direita é Raphinha desde outubro de 2021. O atacante do Leeds United fez cinco jogos seguidos desde que desbancou Gabriel Jesus e agradou a todos. O problema é que ele vive um momento de estagnação em seu clube, que briga contra o rebaixamento no Campeonato Inglês.

Nas duas últimas partidas da seleção, quando Raphinha estava fora por lesão, o titular foi Antony. O atacante do Ajax não atua desde março em razão de problemas físicos e ainda não se sabe se vai ficar à disposição para os jogos de junho. Em contrapartida, a concorrência ao trio de jovens valores está quente: Gabriel Jesus vive bom momento no Manchester City e Richarlison recuperou importância no Everton. Mais dores de cabeça para Tite curar até a Copa do Mundo do Qatar.

A próxima convocação deve ser na semana que vem para jogos nos dias 2, 6 e 11 contra Coreia do Sul, Japão e Austrália. Rodrygo espera carimbar o passaporte três vezes.

Veja análises sobre Rodrygo no UOL News Esporte: