Topo

Santos

Bustos faz coro à reclamação do Santos no Morumbi: 'estragaram o clássico'

Lucas Musetti Perazolli

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

02/05/2022 23h18

Além do presidente Andres Rueda e do capitão João Paulo, o técnico Fabián Bustos e o executivo de futebol do Santos, Edu Dracena, criticaram o árbitro Leandro Pedro Vuaden em entrevista coletiva. O Peixe foi derrotado pelo São Paulo por 2 a 1, hoje (2), no Morumbi, pela quarta rodada do Brasileirão.

Na origem do segundo gol do São Paulo, o auxiliar marcou lateral para o Peixe, mas Vuaden inverteu a marcação. Na sequência, Rodrigo Fernández interceptou cruzamento com a mão dentro da área e o árbitro assinalou pênalti, que foi convertido por Luciano. Minutos depois, Pablo Maia agarrou Madson na área em escanteio. O lance foi checado no VAR, porém, Vuaden não foi ao vídeo e a penalidade não foi marcada.

"O quarto árbitro estava a um metro, o bandeirinha marca para o Santos e o juiz marca errado. Foi falta no Marcos Leonardo e lateral para o Santos. Normal errar, tudo bem, mas uma pessoa com tanta experiência precisa saber controlar o jogo. É impossível definir um clássico tão disputado com erro grosseiro. Se é lateral para o São Paulo, apita, corta a jogada e não deixa progredir. Não seria pênalti e o clássico continua. Ele erra grosseiramente na metade do campo, com VAR, quarto árbitro, bandeirinha. Lucas Pires pega a mão na bola para cobrar o lateral e o árbitro deixa continuar. Falta de tato! Quem acompanha futebol sabe que se houver dúvida é só apitar e cobrar de novo", esbravejou Bustos.

"Não estou falando que são maus árbitros, mas eles têm que melhorar. Estou indignado. Estou cansado de mandar ofício para a CBF. Houve pênalti para o Santos contra o Fluminense, pênalti contra o Coritiba na Vila Belmiro, do Zanocelo, é brincadeira. O pênalti no Madson na Copa do Brasil em um carrinho sem bola. Nem isso o bandeirinha do lado viu. Fora outros erros. Faço aqui um apelo para a CBF. Melhorem a nossa arbitragem porque nós também temos que melhorar nosso futebol. Estou cansado. Estragaram o clássico, um ponto faz diferença para ser campeão, Libertadores ou rebaixamento. Não quero ser beneficiado, mas não quero ser prejudicado. Estou cansado disso", falou Dracena, antes de lembrar da Libertadores de 2012, quando ainda era atleta.

"Não acho que é proposital, mas vejo tendência para apitar um pênalti contra o Santos. Não é possível. Para o Santos olham VAR, um monte de coisa que não conseguimos ver. A favor do Santos é difícil apitar coisa boa. Ele fez boa arbitragem, teve coerência em muitas faltas e cartões. Mas ele errou em lance capital. Um árbitro da experiência do Vuaden, lembro de 2012 em Santos e Corinthians, que fez um C na final da Libertadores. Eu estava em campo. Não vou mais admitir esse tipo de situação. Atrapalham o trabalho de todos nós que estamos indignados", concluiu.

O Santos iniciou a quarta rodada do Campeonato Brasileiro na liderança e termina em sexto, com sete pontos.

Santos