Topo

D'Alessandro se despede do Beira-Rio em meio à crise do Inter na temporada

Ricardo Duarte/Inter
Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Do UOL, em Porto Alegre

17/04/2022 04h00

O domingo vai misturar os sentimentos dos colorados. Hoje (17), o Inter recebe o Fortaleza e tenta reagir diante da crise que custou o cargo de Alexander Medina e faz o time acumular três jogos sem vitória. Por outro lado, o confronto válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro marca a despedida de D'Alessandro no estádio Beira-Rio.

Internacional e Fortaleza se enfrentam às 18h (horário de Brasília), em Porto Alegre. Os dois times chegam ao duelo com resultados ruins e após derrota na estreia do Brasileirão.

É bom deixar claro: D'Alessandro tem contrato com o Inter até o final de abril, mas depois do jogo com o Fortaleza só poderá atuar em partidas fora de Porto Alegre: diante do Fluminense, no Rio de Janeiro, ou Independiente Medellín, na Colômbia.

O adeus do meia ao estádio e a despedida do argentino diante da torcida, fazem o Inter projetar público de 30 mil pessoas. Um número inimaginável para o cenário atual do time. Aos 42 anos, D'Alessandro também não imaginava que a despedida fosse ser assim.

Em janeiro, ele voltou ao Beira-Rio para reencontrar a torcida e fechar a história iniciada em 2008. Atuou em estádios do interior do Rio Grande do Sul e sonhava com o título do Campeonato Gaúcho para marcar ainda mais a última temporada como profissional. No fim, se tornou um dos reforços da temporada que mais atuou. Deixou para trás o status de "em despedida" e foi lançado a campo várias vezes para tentar mudar o jogo.

"Vai ser difícil por quê? É difícil de aceitar. A gente decide e? Eu vou perguntando a ex-atletas que já passaram por isso, mas temos que viver. Cada um reage de um jeito, mas eu sei que vai ser difícil de aceitar (...) Eu vivi o futebol intensamente. Eu vivi como joguei e joguei como vivi. Não tem outra maneira", disse D'Alessandro em trecho de entrevista concedida aos canais oficiais do Internacional.

Além dos gols e títulos no Beira-Rio, D'Alessandro também tem outras passagens com o estádio que criam atmosfera ideal para a despedida. Foi no Beira-Rio que o meia estreou, em agosto de 2008, em Gre-Nal válido pela Copa Sul-Americana. E em 2014, o camisa 10 foi um dos mestres de cerimônias da festa de reinauguração do estádio após reforma.

Existe a chance, inclusive, de D'Alessandro iniciar o jogo como titular e sair ao longo da partida para ser ovacionado pelo público. Caso contrário, o camisa 10 deve entrar ao decorrer da partida para encerrar o duelo e depois ouvir os aplausos.

A presença dele pode ajudar uma equipe fragilizada. Com a saída de Medina, demitido na sexta-feira, com o comando interino de Cauan de Almeida, auxiliar técnico que chegou no início desta temporada. E também pelas ausências de Edenilson e Taison, outros dois líderes do vestiário e que foram vetados pelos médicos.

O domingo promete, mesmo, ser de emoções no estádio Beira-Rio.