Topo

SporTV e Premiere criam linha do tempo em transmissão; público reclama

Linha do tempo, adotada por SporTV e Premiere, estreou na 1ª rodada da Série B do Brasileirão - Reprodução/SporTV
Linha do tempo, adotada por SporTV e Premiere, estreou na 1ª rodada da Série B do Brasileirão Imagem: Reprodução/SporTV

Do UOL, em São Paulo

08/04/2022 19h56Atualizada em 08/04/2022 21h35

Tanto o SporTV quanto o Premiere, canais esportivos da TV Globo, fizeram uma mudança polêmica em suas transmissões esportivas na noite de hoje.

A partir de agora, o telespectador não acompanha mais o tempo de jogo por um cronômetro no canto superior, mas, sim, por uma linha do tempo fixada verticalmente à esquerda da tela. A novidade causou estranhamento e foi alvo de queixas nas redes.

Funciona assim: quando o jogo começa, um sinalizador com a minutagem é colocado na extremidade inferior da linha. Conforme o tempo vai passando, este marcador vai subindo até atingir o topo aos 45 minutos —este topo está situado logo abaixo das siglas das equipes.

Em casos específicos, a linha, que fica azul no decorrer do confronto, mostra ainda o minuto em que foram dados cartões e marcados gols, por exemplo.

Dentro do período dos acréscimos, o Grupo Globo optou por "retomar" o cronômetro tradicional, já que, no novo padrão, é impossível saber quantos segundos estão sendo jogados dentro de cada minuto.

A novidade passou a vigorar na abertura da Série B do Brasileirão. As transmissões tanto de Brusque x Guarani (no SporTV) quanto de Vasco x Vila Nova (no Premiere) adotaram o padrão, e os narradores (Jota Júnior e Jader Rocha, respectivamente) fizeram lobby em favor da linha.

O comportamento, no entanto, não se refletiu entre os torcedores. No Twitter, houve uma enxurrada de críticas ao novo design adotado pelos canais.

Veja algumas reações: