Topo

Espanha e Portugal são favoritas para sediar Copa de 2030, diz jornal

Taça da Copa do Mundo Fifa - Matthias Hangst/Getty Images
Taça da Copa do Mundo Fifa Imagem: Matthias Hangst/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

01/04/2022 11h45

Ainda faltam mais de oito meses para o início da Copa do Mundo de 2022, no Qatar, mas as discussões sobre a edição de 2030 já estão acontecendo. De acordo com o jornal 'As', a candidatura conjunta de Espanha e Portugal para sediar o evento é a "favorita absoluta".

A edição seguinte da Copa do Mundo deste ano acontecerá na América do Norte, em 2026, sendo pela primeira vez em três países: Canadá, Estados Unidos e México. As duas nações da Península Ibérica querem repetir o esquema de dividir a realização e receber o evento, se o formato do torneio não mudar para bianual, daqui a oito anos.

Por enquanto, uma outra candidatura composta por quatro países sul-americanos (Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai) também está no páreo por 2030. A decisão deve acontecer em 2024. Alejandro Domínguez, presidente reeleito da Conmebol, defende essa ideia "com unhas e dentes", de acordo com o jornal espanhol.

A Copa de 2030 marcará os 100 anos da primeira edição, realizada no Uruguai. Por isso, o mandatário da Conmebol defende que o torneio retorne "onde tudo começou". Devido à quase unanimidade sobre o favoritismo de Espanha e Portugal, o 'As' noticiou que uma proposta para atender a todos seria oferecer ao Uruguai a possibilidade de receber a partida inaugural e os jogos de um grupo no evento.

No entanto, o presidente da Federação Uruguaia de Futebol, Ignacio Alonso, negou o rumor. "Não levantamos nem temos essa ideia. Queremos ser sede com quatro países sul-americanos, esse é um objetivo", afirmou ao jornal.

"É a primeira vez que ouço essa ideia", também respondeu Alejandro Domínguez. "Em algum momento teremos que sentar para conversar com a Europa sobre a Copa do Mundo de 2030. Haverá muita troca de diálogo, a ideia não é se enfrentar. Há uma vantagem para a Conmebol porque a história das Copas começou ali", completou o presidente da entidade.