Topo

Quem é Paulo Morsa, comentarista que chamou Abel Ferreira de boçal

Paulo Morsa - Reprodução
Paulo Morsa Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

15/03/2022 10h40

Aos 77 anos, Paulo Roberto Martins, o 'Morsa', voltou aos holofotes após chamar o técnico palmeirense Abel Ferreira de "idiota" e "boçal" durante o programa 'Papo de Craque', da Rádio Transamérica. Ao longo de sua carreira, o comentarista passou por diversas emissoras, acumulou polêmicas por seu "clubismo" paulista e venceu o Troféu Aceesp de 2015.

Nascido em 18 de janeiro de 1945, Paulo Roberto é natural de Santos e comentou futebol em quase todas as rádios da cidade litorânea. Ele também foi comentarista titular da Rádio Globo AM por quase 20 anos antes de deixar a emissora, em 2005, para assumir como chefe do departamento de esportes da Rádio Record.

Foi na Record que ele passou a ser chamado de 'Morsa'. Em entrevista ao UOL Esporte em 2013, Paulo revelou que nunca se irritou com o apelido dado por Milton Neves. "Levo numa boa, se pega corda é pior", disse, na ocasião.

Paulo Roberto Martins ingressou como comentarista da Rádio Transamérica em 2010 e foi contratado pela TV Bandeirantes em 2014 para integrar a bancada do 'Jogo Aberto", programa no qual permaneceu até 2021. Ele deixou a emissora após não ter seu contrato renovado.

Morsa foi eleito como o 'Melhor Comentarista de TV' pelo Troféu Aceesp de 2015, promovido pela Associação de Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo. Ele sempre foi conhecido pelo seu estilo característico de mesclar bom humor com opiniões enviesadas a favor dos clubes paulistas.

Na entrevista ao UOL Esporte, ele disse não se considerar "bairrista" e sim "consciente". "Na minha opinião, o futebol paulista é o melhor do Brasil. O mineiro, o gaúcho e o carioca não gostam. Sempre defendi o que é o melhor, é uma opinião minha", afirmou, na época.

Ele também contou que acredita que futebol é entretenimento e que o esporte não combina "com terno e cara fechada". "Caminho da descontração, mas sem muito exagero, pelo menos acho isso", explicou.

Além disso, Paulo Morsa se envolveu em uma discussão ao vivo com Osmar de Oliveira sobre o rebaixamento do Corinthians, em 2007. Na ocasião, ele afirmou que torcia para o rebaixamento do clube do Parque São Jorge. Um outro episódio de destaque envolvendo o comentarista foi sua saída na já tradicional maca do 'Jogo Aberto', em 2018, após a eliminação do Santos para o Independiente (ARG), pela Libertadores.

Ex-companheiro de Morsa na televisão, Milton Neves se manifestou em seu Twitter sobre o episódio envolvendo as críticas a Abel Ferreira. "Paulo Morsa: era só alegria na TV, um sucesso, mas jogou tudo fora por infelicidade ou a mando. E voltou a ser notícia assim? Pena!", escreveu. O UOL Esporte apurou que o estafe do técnico do Palmeiras não comentará as declarações.

Confira o comentário de Paulo Morsa:

"Não estou dizendo que ele é mau treinador. Não falei isso. Estou falando que ele como ser humano é uma desgraça, um idiota. Ele é um idiota. Ele é um boçal. Ele não tem educação. Ele é arrogante, ele é prepotente, como ser humano. Não estou falando como técnico de futebol, que ele sabe fazer. Com time bom ou ruim, o esquema dele de retranca será sempre o mesmo", disparou.