Topo

Ronaldo se envolve em Liga e quer mudanças no futebol para além do Cruzeiro

Cruzeiro goleia no Campeonato Mineiro, mas Ronaldo Fenômeno vê falhas - Gustavo Aleixo/Cruzeiro/Flickr
Cruzeiro goleia no Campeonato Mineiro, mas Ronaldo Fenômeno vê falhas Imagem: Gustavo Aleixo/Cruzeiro/Flickr

Lohanna Lima

Do UOL, em Belo Horizonte

15/03/2022 04h00

Desde que assinou a carta de intenção de compra dos 90% da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, Ronaldo vem chamando atenção para questões que envolvem o futebol brasileiro como um todo. Ao se tornar dirigente da Raposa, o Fenômeno tratou de estreitar relações com o rival Atlético-MG, prometeu levar à Federação Mineira de Futebol (FMF) sugestões de melhorias e agora toma a frente de um projeto de liga junto com outros grandes clubes.

Ronaldo deixou Belo Horizonte e embarcou para São Paulo onde nesta terça-feira (15) terá uma reunião com a corretora XP, a consultoria Alvarez & Marsal e clubes convidados com o grupo La Liga para a apresentação do projeto que tem como objetivo estruturar a Liga de Clubes Brasileiros. No entanto, essa não é a primeira ação de Ronaldo visando melhorias nos produtos que as entidades oferecem para o futebol brasileiro.

Recentemente, Ronaldo foi muito crítico à FMF. O Fenômeno comunicou que enviará sugestões de melhorias para o Estadual e que espera que a entidade possa atender as demandas, Caso contrário, o dirigente cogita disputar as próximas edições com equipe de base. As principais sugestões do clube passam pela profissionalização e melhores condições para a arbitragem além das condições de jogo oferecidas pelas equipes do interior. A padronização da qualidade dos gramados pelo estado é uma das reivindicações de Ronaldo.

Antes do clássico, Ronaldo tratou também de estreitar as relações com os dirigentes do Atlético-MG. Se antes as diretorias se alfinetavam e tinham uma relação pouco cortês, o dirigente fez questão de propor uma mudança de comportamento visando o bom relacionamento, além de dar exemplo para os torcedores.

Ambas as diretorias se reuniram antes do jogo para discutirem melhorias para o futebol mineiro. Além disso, os dois clubes sincronizaram ações nas redes sociais e deixaram em abeto a possibilidade de novos encontros e ações conjuntas no futuro, segundo apurou o UOL Esporte.