Topo

Cristiano Ronaldo se torna maior artilheiro da história em jogos oficiais

Cristiano Ronaldo comemora gol marcado contra o Tottenham - Phil Noble/Reuters
Cristiano Ronaldo comemora gol marcado contra o Tottenham Imagem: Phil Noble/Reuters

Colaboração para o UOL, em Maceió

12/03/2022 15h28Atualizada em 13/03/2022 08h55

Cristiano Ronaldo colocou seu nome em mais uma lista de maiores da história. Logo no primeiro tempo da partida contra o Tottenham, neste sábado (12), o craque português balançou a rede duas vezes. Com isso, ele se tornou o maior artilheiro da história em jogos oficiais (807 gols), ultrapassando Josef Bican (805 gols).

Para completar, ele foi o responsável pela importante vitória do Manchester United sobre o Tottenham por 3 a 2, no Old Trafford. O time de Manchester abriu 1 a 0, levou o empate, fez 2 a 1, levou o empate e, quando o jogo estava terminando, Ronaldo marcou o terceiro —foi seu primeiro "hat trick" (quando um jogador marca três vezes) desde a volta para o futebol inglês. Com o resultado, o United chegou aos 50 pontos e está dentro do G-4 no Campeonato Inglês. O Tottenham é o 7º, com 45.

O primeiro gol saiu aos 11 minutos do primeiro tempo, em boa trama de CR7 com Fred. O camisa 7 recebeu bom passe do brasileiro e, com muito espaço, armou um chutaço de fora da área, sem chances de defesa para o goleiro Hugo Lloris.

O segundo gol saiu aos 37 minutos, devolvendo a vantagem do United na partida. Matic lançou boa bola para Sancho, que invadiu a grande área e rolou para Cristiano Ronaldo completar para o fundo da rede.

Ele balançou a rede pela terceira vez aos 35' do segundo tempo, após cobrança de escanteio de Alex Telles.

Cristiano Ronaldo precisou de 1111 partidas para chegar aos 807 gols. Bican, agora o segundo maior artilheiro de todos os tempos, fez os seus 805 gols em 530 partidas. Os gols de CR7 são divididos em: 450 pelo Real Madrid, 136 pelo Manchester United, 115 pela seleção de Portugal, 101 pela Juventus e cinco pelo Sporting.

De acordo com a Rec.Sport.Soccer Statistics Foundation (RSSSF), esse é o top-5 de maiores artilheiros de todos os tempos em partidas oficiais:

  1. Cristiano Ronaldo (Portugal): 807
  2. Josef Bican (Áustria/Tchecoslováquia): 805
  3. Romário (Brasil): 772
  4. Pelé (Brasil): 767
  5. Lionel Messi (Argentina): 759

Outros recordes

O hat-trick de Cristiano Ronaldo foi apenas seu segundo na carreira atuando na Premier League. O anterior havia sido em janeiro de 2008, há 14 anos e 59 dias, a maior distância entre um hat-trick e outro na história da liga. Os dados são do Opta, uma das maiores empresas do mundo no segmento de análise do futebol.

Em números totais, foi o 49º hat-trick de Cristiano Ronaldo atuando por clubes, excluindo partidas pela seleção. Aos 37 anos e 35 dias, ele se tornou o segundo jogador mais velho da liga inglesa a marcar um hat-trick, atrás apenas de Teddy Sheringham, que conseguiu o feito em 2003, aos 37 anos e 146 dias. O português foi somente o terceiro atleta com mais de 37 anos a anotar o hat-trick.

O jogo - CR7 abre o placar

O jogo ainda estava aberto, com os dois times tentando criar chances, mas uma boa jogada do United no ataque, em participação de Fred, deu vantagem aos Reds. Cristiano Ronaldo recebeu o passe fora da área, aos 11 minutos do primeiro tempo, e mandou uma bomba. O goleiro Hugo Lloris até saltou para tentar defender, mas não conseguiu. Esse foi o 805º gol de CR7 na carreira.

Tottenham tem gol anulado

Aos 18 do primeiro tempo, o Tottenham conseguiu o empate, mas o lance foi anulado pela arbitragem. Davies recebeu sozinho dentro da grande área e finalizou no canto de De Gea, mas estava impedido. Aos 25, o time visitante teve uma outra boa chance. Son cobrou escanteio e Dier cabeceou, mas a defesa do United conseguiu salvar em cima da linha.

Harry Kane empata a partida

Kulusevski começou uma boa jogada pelo lado direito do ataque e cruzou na grande área. A bola bateu no braço de Alex Telles e foi assinalado o pênalti. Harry Kane pegou a bola, tomou pouca distância e mandou para a rede, aos 34. De Gea até acertou o canto, mas a bola foi com muita força. Com o gol, Kane também bateu um recorde: ele tem 94 gols marcados fora de casa na Premier League, empatado com Wayne Rooney.

Cristiano Ronaldo devolve vantagem ao United

Logo no primeiro ataque após sofrer o empate, o United conseguiu voltar à vantagem. Sancho recebeu um bom passe de Matic e, de primeira, rolou para o meio da área, no pé de Cristiano Ronaldo. Ele finalizou com categoria, frente a frente com Lloris, e marcou mais um gol na partida, aos 37. Com 806 gols, o português se torna o maior artilheiro do futebol em jogos oficiais, de acordo com contagem da Fifa.

Tottenham empata novamente em gol contra de Maguire

O segundo tempo tinha uma dinâmica muito mais lenta do que o primeiro. United e Tottenham finalizaram uma vez cada até os 26 minutos. Reguilón subiu para o ataque pelo lado esquerdo e cruzou para o meio da grande área. O zagueiro Maguire, do United, se atirou na bola e mandou para a própria rede.

CR7 faz hat-trick

Após o empate, os dois times viam o jogo aberto e tinham a necessidade de vencer. Aos 35 minutos, após cobrança de escanteio de Alex Telles, Cristiano Ronaldo cabeceou com muita força. Lloris sequer conseguiu se movimentar em direção à bola. Esse foi o primeiro hat-trick de CR7 com a camisa do United desde que retornou à Inglaterra.


FICHA TÉCNICA

Manchester United 3 x 2 Tottenham
Motivo: 29ª rodada do Campeonato Inglês
Data: 12/03/2022
Local: Old Trafford
Hora: 14h30 (de Brasília)
Cartões amarelos: Dier (TOT), Fred (MUN), Pogba (MUN)
Gols: Cristiano Ronaldo (MUN), aos 11' do primeiro tempo (1-0); Harry Kane (TOT), aos 34' do primeiro tempo (1-1); Cristiano Ronaldo (MUN), aos 37' do primeiro tempo (2-1); Maguire, contra (TOT), aos 26' do segundo tempo (2-2); Cristiano Ronaldo (MUN), aos 35' do segundo tempo (3-2).

Manchester United: De Gea, Dalot, Varane, Maguire, Alex Telles, Matic (Cavani), Fred, Rashford (Elanga), Pogba, Sancho e Cristiano Ronaldo (Lindelöf). Técnico: Ralf Rangnick.

Tottenham: Lloris, Romero, Dier, Davies (Bergwijn), Doherty, Höjbjerg, Bentancur (Winks), Reguilón, Kulusevski (Lucas), Son e Harry Kane. Técnico: Antonion Conte.