Topo

Santos

Provável reforço, Maicon vai realizar sonho do pai se jogar no Santos

Lucas Musetti Perazolli e Marcelo Hazan

Colaboração para o UOL, em Santos e São Paulo (SP)

03/03/2022 04h00

Maicon vai realizar o sonho do pai se realmente defender a camisa do Santos. Maurides Roque é santista declarado e chegou, inclusive, torcer contra o próprio filho num clássico diante do São Paulo, time defendido pelo zagueiro entre 2016 e 2017. O zagueiro negocia os detalhes finais da rescisão com o Cruzeiro para se transferir em definitivo ao Peixe, com vínculo até 2023.

Em 2016, com a ajuda de Maicon, Maurides viajou 400 km de Planura (MG) até Santos para acompanhar um clássico San-São na Vila Belmiro, e se emocionou - o jogo terminou empatado por 1 a 1. Àquela época, Maurides disse que gostaria de ver o filho jogar com a camisa do Santos, algo que cinco anos depois está próximo de ocorrer, caso os detalhes da transferência e exames médicos sejam finalizados.

Santista por influência de Pelé, ele tem outros três filhos: o homônimo Maurides, atacante formado no Internacional e atualmente no futebol da Polônia; Muller, nome escolhido em homenagem ao ex-jogador de Santos e São Paulo e que parou de jogar (atuava como zagueiro); e Emílio, este sem ligação com futebol.

Maurides (à direita), pai do zagueiro Maicon e torcedor do Santos - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Maurides (à direita), pai do zagueiro Maicon e torcedor do Santos
Imagem: Arquivo Pessoal

O Santos buscava a contratação de Maicon ainda sob o comando do antigo técnico Fábio Carille e o nome também foi aprovado pelo argentino Fabián Bustos. O Peixe vê no defensor de 33 anos perfil de liderança e experiência. Executivo de futebol do Alvinegro praiano, Edu Dracena teve influência direta na busca pelo jogador.

"É uma possibilidade. Analisamos, ele é importante, com bons antecedentes. Se conseguimos contratá-lo, pode nos ajudar a competir melhor e trabalhar por uma vaga com nossos zagueiros", disse Fabián Bustos, na entrevista coletiva de apresentação, ontem (2).

Atualmente, os zagueiros titulares do Santos são Kaiky e Eduardo Bauermann. Maicon chegaria para brigar por espaço com eles e também com Emiliano Velázquez, Luiz Felipe, Robson e Derick.

Kaiky, titular aos 18 anos, vive oscilação normal da idade. A chegada de Maicon representaria menor pressão sobre o Menino da Vila. Luiz Felipe não é visto com perfil de liderança, enquanto Velázquez tem contrato até dezembro e vem sofrido com problemas musculares. Robson (21) e Derick (19) têm poucos minutos como profissionais.

Santos