Topo

Bustos é apresentado pelo Santos e promete muito trabalho: 'Sem desculpas'

Lucas Musetti Perazolli

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

02/03/2022 14h44

O técnico Fabián Bustos foi apresentado oficialmente pelo Santos hoje (2). O argentino prometeu muito trabalho para dar dias melhores ao torcedor do Peixe. Uma das primeiras ações foi marcar treinamento para 8h no CT Rei Pelé. E as atividades duram cerca de três horas.

O Santos é o terceiro colocado Grupo D do Campeonato Paulista, com 10 pontos. Além de ter a classificação às quartas de final ameaçada, o Peixe corre novamente risco de rebaixamento no Estadual. Faltam três rodadas: Ferroviária (fora), Palmeiras (fora) e Água Santa (casa).

"Agradeço a todos pelas boas-vindas. Fico muito feliz por estar nesse gigante do continente. Temos coisas a trabalhar na construção, no tático e no defensivo, na geração e funcionamento coletivo. Não vamos colocar desculpas, vamos sim trabalhar muito com o que temos. Se a diretoria conseguir reforços, bem-vindo sejam, mas sabemos a situação do clube e também o desejo de ganhar tudo que nosso torcedor tem. Se a diretoria trouxer menos do que esperávamos, vamos nos acomodar com os garotos do clube. Temos que gerar mais situações de gol como a torcida gosta, quase sempre no campo rival. Sabemos da nossa responsabilidade e vamos fazer o melhor pela instituição", disse Bustos.

"O imediatismo existe. Jogamos uma partida importante no sábado, possivelmente a Copa do Brasil no meio de semana e isso é complicado. É um orgulho chegar no futebol brasileiro, no futebol mais difícil do continente, e não temos muito tempo para falar. Temos que trabalhar, evoluir e conseguirmos resultados com inteligência. Pedimos apoio ao processo à nossa torcida, dando mais crédito aos jogadores. Joguei aqui e vi muitas partidas antes da pandemia. É fundamental o apoio da torcida pressionando rival e árbitro. E se não ganharmos, a pressão chega a nós. Temos que estar todos unidos. Santos não é diretoria, elenco e comissão, Santos é tudo. Todos juntos", completou.

O treinador de 52 anos ex-Barcelona de Guayaquil (EQU) ainda comentou sobre o jovem elenco do Santos e elogiou os Meninos da Vila.

"Uma equipe grande nunca fica tranquila. O Santos é gigante. E o Santos demanda resultado. Cremos no trabalho e em nossos jogadores. E cremos que podemos melhorar. Nunca tivemos dúvida. Saímos do Barcelona para o melhor futebol do continente. Conheço o elenco, estudei mais e vamos trabalhar para melhorar. E se a diretoria conseguir dois, três, quatro ou um reforço, bem-vindo sejam. Virá quem vai ajudar. Sei do histórico recente, estamos na Sul-Americana, Paulista, Copa do Brasil e Brasileirão. Vamos tentar competir tudo. Temos jogadores jovens com enorme potencial e buscaremos reforços para ajudar esses meninos. A continuidade ajudará a manter o nível deles e da equipe", avaliou.

"Lucas Barbosa, (Rwan) Seco, Lucas Pires, Diógenes... Eles treinam com a gente. Alguns têm muitos minutos, como Lucas Pires titular, Barbosa fez gol e Seco briga por seu lugar palmo a palmo. Temos muita matéria prima. Brasil é assim, quase todos os jogadores tecnicamente são muito bons e com muito potencial. Nós temos que ajudá-los a evoluir. Todos os meninos trabalharão com a gente. Alguns podem voltar para o sub-20 se puderem ou não, mas todos com bom nível trabalharão conosco", concluiu.

Fabián Bustos tem contrato até dezembro de 2023. A estreia será diante da Ferroviária, no sábado, em Araraquara, pela 10ª rodada do Campeonato Paulista.