Topo

OPINIÃO

Lavieri: Recopa consolida Abel como maior técnico da história do Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

03/03/2022 04h00

Após um período de turbulências, Abel Ferreira se consolidou no comando do Palmeiras. Nesta quarta-feira (2), o treinador conquistou seu quarto título pelo clube, após a vitória por 2 a 0 sobre o Athletico no Allianz Parque. Vencedor de duas Libertadores e da Copa do Brasil, o português se tornou um dos técnicos mais vencedores da história do clube.

Na Live do Palmeiras, programa do UOL Esporte logo após as partidas do Verdão, os jornalistas Isabela Valiero e Danilo Lavieri discutiram se Abel Ferreira pode ser considerado como um dos maiores técnicos de todos os tempos do clube alviverde. Para ambos, o número de títulos e de finais disputadas em um curto período justifica tamanha relevância do português.

  • Veja análises e últimas notícias do futebol no UOL News Esporte:

"É o quinto título em 19 meses. O Paulista de 2020 foi o único deles sem o Abel. Daí para frente, Copa do Brasil, Libertadores duas vezes e, agora, a Recopa. Para mim, já não havia muita dúvida que o Abel era o maior técnico da história do Palmeiras. Até em números ele é o treinador com mais troféus internacionais", opinou Lavieri.

Em sua vitoriosa trajetória no Palmeiras, Abel também conheceu alguns percalços. Ele ficou marcado pelo forte temperamento tanto à beira do gramado, com algumas expulsões por reclamar da arbitragem, como fora dele, com polêmicas com a imprensa e cobranças à diretoria para a contratação de reforços. Os títulos em competições relevantes ofuscaram as críticas pelas derrotas em outras finais e pelo estilo de jogo pouco vistoso, mas eficiente, de sua equipe.

Na partida contra o Athletico, Abel montou o ataque alviverde com Gabriel Veron, Dudu e Rony. O treinador surpreendeu ao voltar com Weslwy para a segunda etapa no lugar de Veron, que havia feito uma boa atuação nos 45 minutos finais. O que parecia ser uma mudança arriscada mostrou-se acertada, já que o reserva manteve o nível do titular.

A princípio, Isabela estranhou a alteração promovida pelo técnico por conta do bom desempenho de Veron, mas logo se tranquilizou. "Gabriel Veron foi um dos melhores no primeiro tempo e o Abel simplesmente o substituiu pelo Wesley. Foi um seis por meia dúzia. Funcionou da mesma maneira", comentou.

Lavieri já se preparava para questionar Abel pela saída de Veron, mas também se rendeu ao bom desempenho de Wesley. "Veron vem sendo elogiado e fez um bom primeiro tempo. Estava conseguindo driblar e confundir a defesa do Athletico. Ele deu um toque de calcanhar que quebrou toda a armação da defesa do Athletico. Quando vi o Wesley na beira do gramado, já estava tirando a corneta do bolso, mas ele manteve o padrão", concluiu o colunista do UOL.

Não perca! A próxima edição da Live do Palmeiras será no domingo (6), logo após a partida contra o Guarani pelo Paulistão. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Palmeiras no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.