Topo

Botafogo

'Antes' da SAF, Botafogo se movimenta nos bastidores e encaminha reforços

John Textor, investidor da SAF Botafogo, em visita ao estádio Nilton Santos - Vitor Silva / Botafogo
John Textor, investidor da SAF Botafogo, em visita ao estádio Nilton Santos Imagem: Vitor Silva / Botafogo

Alexandre Araújo e Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

03/03/2022 04h00

Na expectativa de anunciar a assinatura definitiva da SAF, o Botafogo se movimenta nos bastidores, indica a chegada de reforços para muito breve e dá um recado à torcida. O departamento de futebol aponta que há um mapeamento no mercado da bola e, em um próximo passo, algumas situações bem encaminhadas, no aguardo apenas da finalização dos trâmites para que o empresário John Textor se torne dono, de vez, de 90% das ações.

Até aqui, o Glorioso tem conversas bem avançadas com o meia Lucas Piazon, que está no Braga, de Portugal, e com o zagueiro Philipe Sampaio, que, inclusive, já foi anunciado como reforço alvinegro pelo ex-clube Guingamp, da França.

Há ainda um acordo com o técnico português Luís Castro, que terá a multa rescisória junto ao Al-Duhail, do Qatar, paga, e negociações com Saraiva, ex-Internacional e que rescindiu recentemente com o Porto-POR. Bruno Pires, do Kunshan-CHN, interessa, e em Vitinho, ex-Athletico-PR.

Houve ainda outros nomes especulados, mas em estágios diferentes de tratativas. Textor, porém, já indicou procurar uma contratação de peso para a disputa do Campeonato Brasileiro. Existem contatos iniciais pelo atacante uruguaio Cavani, que está no Manchester United, e Zahavi, do PSV, da Holanda.

O Botafogo, até este momento, vinha tendo movimentação modesta no mercado e, durante o período de transição, esteve estagnado. A derrota para a Portuguesa-RJ, no último domingo, colocou a paciência da torcida em xeque, e a equipe vê até mesmo a classificação às semifinais do Carioca ameaçada.

Também pensando nos reforços e na preparação, principalmente, para as competições nacionais, houve tentativa de acelerar o processo de transferência do departamento de futebol para Textor. Internamente, trabalha-se com a possibilidade de que tudo seja concretizado até o fim de semana, mas também adota-se cautela sobre o assunto.

Botafogo