Topo

Botafogo

Rendimento do Botafogo em meio à transição põe paciência da torcida à prova

Torcida do Botafogo no Nilton Santos - Vitor Silva / Botafogo
Torcida do Botafogo no Nilton Santos Imagem: Vitor Silva / Botafogo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

01/03/2022 04h00Atualizada em 01/03/2022 16h24

Em meio à instabilidade pela qual o time passa, o técnico interino Lucio Flávio busca concretizar a missão de classificar o Botafogo para a semifinal do Campeonato Carioca. Enquanto aguarda a concretização da SAF, porém, a queda de rendimento da equipe testa a paciência da torcida alvinegra, que não poupou críticas após a derrota para a Portuguesa-RJ, no último domingo.

Um problema se mostra mais urgente para a comissão técnica: o sistema defensivo. Nos últimos quatro jogos, ou seja, após a saída de Enderson Moreira, o Glorioso levou nove gols.

Os números fizeram o Botafogo figurar como a segunda pior defesa do Estadual, com 14 gols contra, atrás apenas do nono colocado Nova Iguaçu e do lanterna Boavista, ambos vazados 15 vezes.

Para se ter uma ideia, nos 31 jogos sob comando de Enderson, foram 18 gols sofridos, tendo uma média geral de 0,58. Nos últimos compromissos — contra Vasco, Resende, Flamengo e Portuguesa-RJ —, o Alvinegro não tomou gol apenas contra o rival de São Januário, e a média subiu para 2,25.

"De fato, houve no jogo de hoje um exagero no resultado. Se você errar, o adversário tem a capacidade de fazer os gols. Como já falei, foi noite que não queríamos. Não foi um bom jogo, erramos muito individualmente. Foi um resultado que acaba sendo além do que esperávamos", disse Lucio Flávio, em entrevista após o jogo no Luso-Brasileiro.

O resultado negativo de 5 a 3 frente à Lusa do Rio de Janeiro fez com que muitos torcedores não mostrassem mais a mesma paciência de outrora, mesmo conscientes do momento que o clube passa. Críticas puderam ser percebidas tanto na arquibancada, com vaias, quanto nas redes sociais.

Na internet, inclusive, alvinegros questionavam o clube sobre os motivos de a assinatura da SAF não ter sido concluída, uma vez que John Textor veio ao Rio de Janeiro na última semana.

Outrora líder, o Botafogo ainda busca concretizar a vaga na semifinal do Carioca. Com 16 pontos, o Alvinegro está em quarto lugar, e vê a Portuguesa-RJ e Madureira, com 11, mais próximos.

Os trâmites para a transição para a SAF estão próximos do fim, e o Glorioso vive a expectativa para que tudo seja concluído logo após o Carnaval. Alguns assuntos no departamento de futebol dependem deste novo passo para que possam avançar, como, por exemplo, a chegada da nova comissão técnica e reforços.

Há um acerto com o técnico português Luís Castro, e Textor já fez alguns contatos por nomes que pretende incorporar ao elenco visando, principalmente, o Brasileiro.

Botafogo