Topo

Carioca - 2022

Na volta de Chay, Botafogo vence Resende no sufoco e busca topo do Carioca

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

17/02/2022 20h02

Em jogo que marcou o retorno do meia Chay aos gramados, o Botafogo venceu o Resende por 2 a 1, na noite de hoje (17), no Nilton Santos, e se mantém na luta na parte de cima da tabela do Campeonato Carioca. A vitória foi construída com gols de Matheus Nascimento e Erison, enquanto Jeffinho fez para os visitantes.

Com o resultado, o Alvinegro vai a 16 pontos, e se permanece próximo à ponta da tabela — atrás do Fluminense, com 18, e Flamengo, que também tem 16. Já o Resende, continua com cinco, ocupando a parte inferior da tabela.

Na próxima rodada, o Botafogo encara o Flamengo, no Nilton Santos, enquanto o Resende recebe o Boavista, no estádio do Trabalhador.

  • Veja análises e as últimas notícias do futebol no Posse de Bola com Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro, Juca Kfouri e Eduardo Tironi

Após primeiro tempo bem sonolento, as equipes fizeram uma etapa final mais movimentada. O Glorioso, com dois gols "rápidos" construiu a vantagem e viu o Resende pressionar pelo empate.

Quem foi bem - Matheus Nascimento

O jogador foi um dos mais ativos do Botafogo no primeiro tempo, mas não vinha em uma boa noite. No segundo tempo, porém, abriu o placar e participou do lance que acabou no pênalti sofrido por Luiz Fernando e no gol de Erison.

Quem foi mal - Barreto

O volante teve atuação apagada e não conseguiu auxiliar o time como se esperava na saída de bola e construção das jogadas, funções que se apresentaram diante do esquema do time.

Eu vi o Chay!

Destaque do título da Série B do Brasileiro do ano passado, o meia Chay voltou a ser relacionado após se recuperar de artroscopia no joelho esquerdo, realizada em dezembro. O jogador iniciou no banco de reservas e entrou no decorrer do segundo tempo, na vaga do atacante Erison, buscando dar uma movimentação maior ao setor ofensivo.

Desempenho do Botafogo

O Botafogo voltou a utilizar a formação com dois atacantes, tendo Erison e Matheus Nascimento à frente, e Luiz Fernando e Raí em uma linha mais recuada. O time, porém, não demonstrou liga e houve dificuldade na construção das jogadas. Com Luiz Fernando e Raí mais abertos, e Fabinho e Barreto sem conseguir consolidar a saída de bola, o Botafogo errava bastante nas investidas ao ataque.

No segundo tempo, porém, em dois lances, o Glorioso soube aproveitar os erros do Resende e colocou no placar uma boa vantagem.

Desempenho do Resende

O Resende apostou em um meio de campo mais povoado e nas saídas em velocidade, porém, demonstrou falhas e criou pouco. Após aparada técnica da etapa final, já em desvantagem no placar, o técnico Sandro Sargentim mudou a formação e implantou o 4-3-3, tentando mandar o time mais à frente. Jeffinho, que foi quem entrou, balançou a rede.

Cronologia

Aproveitando o fator casa, o Botafogo começou o duelo pressionando o Resende e criando algumas oportunidades. Em um dos lances, Jefferson Luis foi obrigado a fazer duas boas defesas, primeiramente em finalização de longe de Luiz Fernando e, depois, em chute quase à queima roupa de Matheus Nascimento.

Anulou!

Após cobrança de escanteio pelo lado direito do ataque, o Resende mandou a bola para a área e houve o desvio para a rede, mas a arbitragem já apontava irregularidade no lance.

Quase

Matheus Nascimento recebeu em velocidade de Luiz Fernando, foi à linha de fundo e cruzou. A bola sofreu um pequeno desvio e passou rente à trave. Erison, que acompanhava a jogada, não conseguiu mandar para o gol.

Perdeu

O segundo tempo começou mais animado, com os times demonstrando um pouco mais de ímpeto. Ainda nos primeiros minutos, o Botafogo chegou perto de abrir o placar, quando Luiz Fernando cruzou pela direita, a bola passou por tudo mundo e o Erison, nas costas da defesa, desviou de carrinho. No lance, após bater com o pé esquerdo, a bola tocou na perna direita dele e acabou indo para fora.

Olha o garoto!

Matheus Nascimento abriu o placar em uma jogada de oportunismo. Em jogada que começou em uma cobrança de lateral, Luiz Fernando cruzou e o goleiro Jefferson Luis soltou nos pés do atacante, que bateu e balançou a rede.

Mais um

A torcida ainda celebrava o gol de Matheus Nascimento quando Luiz Fernando avançou e sofreu pênalti. Na cobrança, Erison ampliou a vantagem.

Diminuiu

Pouco após o segundo gol do Botafogo, o Resende foi ao ataque e assustou com Douglas. O Alvinegro respondeu em boa trama, que terminou com finalização de Erison e defesa de Jefferson.
O Gigante do Vale diminuiu o placar com Jeffinho, que saiu do banco e foi peça utilizada por Sargentim para mudar a cara do time. Ele avançou e, sem marcação, bateu no canto direito de Gatito.

Pressão

No fim, o Resende buscou pressionar em busca do empate, mas não teve sucesso.

FICHA TÉCNICA:

BOTAFOGO 2 x 1 RESENDE
Competição: Campeonato Carioca, sétima rodada
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 17 de fevereiro de 2022, quinta-feira
Horário: 18h (horário de Brasília)
Árbitro: Rafael Martins de Sá
Assistentes: Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha e Fabiana Nobrega Pitta
Cartões amarelos: Barreto (BOT); Khevin, Alan Cardoso, Douglas (RES)
Gols: Matheus Nascimento, do Botafogo, aos 13'/2ºT; Erison, do Botafogo, aos 15'/2ºT; Jeffinho, do Resende, aos 23'/2ºT

BOTAFOGO: Gatito Fernández; Daniel Borges, Kanu, Joel Carli e Jonathan Silva; Fabinho, Barreto (Breno), Luiz Fernando (João Victor) e Raí (Kayque); Erison (Chay) e Matheus Nascimento (Gabriel Conceição). Técnico: Lucio Flávio (interino)

RESENDE: Jefferson Luis; Juninho, Joanderson, Heitor e Alan Cardoso (Douglas); Khevin (Jeffinho), João Felipe, Brendon e Emanuel Biancucchi (Kaique); Igor Bolt e Raphael Macena (Ingro). Técnico: Sandro Sargentim