Topo

Carioca - 2022

Botafogo vence o Vasco em clássico no Maranhão, com gol do 'touro' Erison

Erison, atacante do Botafogo, comemora gol diante do Vasco, pelo Carioca - Vítor Silva/Botafogo
Erison, atacante do Botafogo, comemora gol diante do Vasco, pelo Carioca Imagem: Vítor Silva/Botafogo

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/02/2022 22h11

O Botafogo venceu o clássico diante do Vasco e embolou ainda mais a disputa pelas primeiras posições na Taça Guanabara, a fase classificatória do Campeonato Carioca. Jogando no estádio Castelão, em São Luís (MA), o alvinegro levou a melhor pelo placar de 1 a 0, com gol do atacante Erison — o primeiro dele pelo clube.

O resultado de hoje (13) impediu que o Vasco reassumisse a liderança, ficando dois pontos atrás do Fluminense. Ao mesmo tempo, pelo saldo de gol, o cruz-maltino não só foi ultrapassado pelo próprio Botafogo, mas também pelo Flamengo. Agora, o Vasco está em quarto. O Bota, com essa movimentação de bolas na rede na rodada, ficou em terceiro, mas dois pontos atrás do Flu.

Na próxima rodada, o Vasco tenta se recuperar da primeira derrota no Carioca 2022 recebendo o Bangu, em São Januário, quinta-feira (18), às 20h30. O Botafogo joga no mesmo dia, mas um pouco mais cedo, às 18h, contra o Resende, no Nilton Santos.

Quem foi bem no Botafogo

O centroavante Erison não teve muitas oportunidades de gol, mas, quando a bola veio, não desperdiçou. Havia uma incerteza sobre o desempenho ofensivo do time sem Matheus Nascimento, mas Erison, que chegou neste ano após atuar no Brasil de Pelotas, saiu da seca na quinta partida pelo Bota — a segunda como titular. O detalhe foi a comemoração, imitando um touro, apelido que ganhou da torcida nas redes sociais.

Com o crescimento de produção do Vasco no segundo tempo, o goleiro Gatito Fernandez ganhou protagonismo na partida e deu conta do recado.

Quem foi bem no Vasco

Gabriel Pec foi o jogador mais insinuante do Vasco. Ousado nos dribles, apostou na velocidade, mas ficou devendo nas finalizações. Mesmo assim, se não fosse ele, o cruz-maltino teria tido um primeiro tempo ainda pior. Na segunda etapa, a equipe creceu como um todo, tendo Pec como referência na tentativa de desequilibrar a defesa alvinegra. Raniel também incomodou, em volume menor. Mas teve a chance mais clara, mandando uma bola no travessão.

Quem foi mal no Vasco

Os dois laterais do Vasco ficaram devendo, mas o problema maior foi visto na esquerda, com a má atuação de Edimar. Cruzamentos errados, finalizações afobadas e uma série de decisões equivocadas. No segundo tempo, Zé Ricardo até tirou Riquelme do banco, numa tentativa de corrigir o problema no setor.

Desempenho do Vasco

O Vasco tomou a iniciativa nos primeiros minutos de jogo, mas as jogadas concentradas em Gabriel Pec, pela esquerda, resultaram em finalizações que não tiveram o gol como direção. O time apostou também em bolas cruzadas na área, mas os laterais não estavam em um bom dia. Assim, Raniel, no primeiro tempo, teve poucas chances.

O Vasco estava com uma recomposição meio lenta, o que permitia que o Botafogo tivesse oportunidades, mesmo sem tanta velocidade no ataque. Foi em uma construção como essa que o time levou o gol. Detalhe é que a zaga não acompanhou a entrada de Erison pelo meio da área.

No segundo tempo, o time foi bem mais ousado e pressionou muito o Botafogo. Na chance mais agura, Raniel acertou o travessão. Gatito teve intervenções importantes também. Getúlio, por sua vez, falhou em um momento crucial, se atrapalhando dentro da área após cochilo defensivo do Botafogo. Riquelme, já nos acréscimos, perdeu outra chance cristalina de empatar.

Desempenho do Botafogo

O Botafogo foi menos ousado, mas foi mais eficiente. Perdeu alguns gols, é bem verdade, sobretudo no segundo tempo. Mas tinha a tranquilidade da vantagem no placar obtida na etapa inicial.

Lucio Flavio, técnico interino, não teve tempo para sair muito do roteiro de trabalho executado pelo demitido Enderson Moreira. À medida que o tempo passou, a questão física foi pesando e o foco nitidamente era se salvar do jeito que dava. O Botafogo correu muitos riscos, apesar de estar ganhando por 1 a 0. Não foi o cenário dos mais saudáveis para o time, mas a vitória veio mesmo assim.

A confirmação do gol no VAR

A comemoração do Botafogo teve o "delay" do VAR porque a marcação de campo inicialmente foi de impedimento. Mas a checagem da arbitragem apontou que o zagueiro Ulisses, ao esticar o pé na tentativa de cortar a batida cruzada de Diego Gonçalves, deu condição a Erison, que finalizou com gol aberto.

Linhas traçadas pelo VAR no gol do Botafogo contra o Vasco - Reprodução - Reprodução
Linhas traçadas pelo VAR no gol do Botafogo contra o Vasco
Imagem: Reprodução

Problema nas TVs dos clubes

Tanto a Vasco TV quanto a Botafogo TV tiveram problemas na recepção do sinal do Cariocão Play, o sistema de streaming do estadual. Por conta disso, os assinantes dos serviços nas plataformas dos dois clubes não conseguiram assistir ao jogo por lá. A solução dos dois clubes foi abrir o sinal nas respectivas transmissões do YouTube. Outros canais de distribuição, como a Eleven Sports, não apresentaram problema.

Mas a Ferj emitiu nota dizendo que "foi informada pela empresa MediaStream que houve um ataque hacker no site Cariocão Play, o tirando do ar".

Apoio da torcida

A maioria dos torcedores no estádio Castelão, em São Luís, apoiou o Vasco. O clube mandou o jogo para fora do Rio e repassou os custos adicionais com a logística para a empresa que adquiriu os direitos comerciais da partida. O público presente divulgado: 9.363 presentes.

Ficha técnica

Vasco 0 x 1 Botafogo

Data: 13/2/2022
Local: Estádio Castelão, em São Luís (MA)
Hora: 20h (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa)
Assistentes: Michael Correia e Gustavo Mota Correia
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga
Gol: Erison, 33'/1ºT (0-1)
Cartões amarelos: Léo Matos, Nenê, Gabriel Pec (Vasco); Juninho (Botafogo)

Vasco: Thiago Rodrigues, Léo Matos (Getúlio), Ulisses, Anderson Conceição e Edimar (Riquelme); Matheus Barbosa, Juninho, Bruno Nazário (Figueiredo), Gabriel Pec (Laranjeira) e Nenê; Raniel. Técnico: Zé Ricardo.

Botafogo: Gatito, Daniel Borges, Joel Carli, Kanu e Hugo (Jonathan); Barreto, Breno (Mezenga) e Raí (Juninho); Luiz Fernando (Fabinho), Diego Gonçalves e Erison (João Vitor). Técnico: Lucio Flavio