Topo

Botafogo

Botafogo anuncia a saída do técnico Enderson Moreira

Enderson Moreira deixa o Botafogo em meio à transição no departamento de futebol - Vitor Silva/Botafogo
Enderson Moreira deixa o Botafogo em meio à transição no departamento de futebol Imagem: Vitor Silva/Botafogo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

11/02/2022 15h04

Enderson Moreira não é mais técnico do Botafogo. O treinador foi demitido hoje, em meio às mudanças no departamento de futebol do Alvinegro, já gerido pelo americano John Textor.

Na noite de ontem, o clube já havia divulgado a chegada de André Mazzuco como novo diretor de futebol, e o remanejamento de função de Eduardo Freeland, que passa a ser o responsável pelo projeto volta às categorias de base.

Internamente, a permanência do treinador já era apontada como improvável desde que se tomou ciência dos novos rumos da pasta. E o adeus acabou se concretizando. Ele deixa o Glorioso após 31 partidas, 20 vitórias, sete empates e quatro derrotas — o último confronto à beira do gramado foi no revés, de virada, para o Fluminense, pelo Carioca.

Enderson chegou a General Severiano em julho do ano passado, para substituir Marcelo Chamusca. Ao fim da temporada, conseguiu o grande objetivo, que era o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro — o Botafogo foi o campeão.

Após negociações, renovou para 2022, mas teve um início de ano conturbado. Ainda no fim do ano, o Alvinegro anunciou o acerto com Jhon Textor para a SAF, e houve uma estagnação no futebol do clube até que todo o processo fosse concluído.

Após o empate com o Botafogo, na estreia no Estadual, o comandante classificou a transição como um momento "terrível" e indicou um Glorioso atrasado na busca por reforços.

"Para falar a verdade, de uma maneira muito clara para o nosso torcedor, é claro que a gente queria, neste momento, já estar com uma equipe um pouco diferente, já contar com alguns jogadores que já tínhamos conversado. Temos a ideia muito clara de fazer esse Estadual de maneira bem competitiva, não estamos aqui para simplesmente fazer teste. Sabemos da grandeza do Botafogo e sempre precisamos ter equipes que possam buscar títulos e as primeiras colocações. O clube vive hoje um momento de transição, o que é terrível para nós que estamos aqui, porque a gente não consegue dar um passo à frente porque tem situações a serem definidas", disse

"Na verdade, não conseguimos avançar em função dessa negociação do clube. Estamos esperando para que possamos nos movimentar no mercado. Claro que estamos saindo bem atrasados, porque muita coisa já podia ser definida e, talvez, hoje tivéssemos uma equipe diferente", completou, em outro momento.

Depois da vitória sobre o Nova Iguaçu, porém, Enderson mudou o tom e apontou que o "clube tem de ter um processo bem definido de contratação".

"Claro que todo clube tem de ter um processo bem definido de contratação, e é isso que o John Textor vem construindo, está solicitando. E acho que, com esse processo, a tendência é que a gente possa errar menos. É um momento de transição, em que temos de ter paciência, tranquilidade, para que as coisas possam ser feitas da melhor forma possível", afirmou.

Veja nota do Botafogo:

"Em momento de transição para um novo modelo de gestão, mudanças são naturais e necessárias ao novo projeto. Com isso, o Botafogo comunica que Enderson Moreira não é mais o treinador da equipe de futebol. Junto ao profissional, também encerram o ciclo no Clube os auxiliares Luis Fernando Flores e Ailton Serafim, além do Preparador Físico Edy Carlos Soares.

No Alvinegro desde julho de 2021, Enderson Moreira conduziu o Botafogo de volta à elite do futebol nacional e sagrou-se campeão da Série B com a maior recuperação da história da competição e aproveitamento de 73%. Enderson comandou o Alvinegro em 31 jogos, sendo 20 vitórias, 7 empates e 4 derrotas.

O Clube agradece ao profissional e sua comissão na certeza da destacada contribuição na reconstrução do Botafogo, desejando sucesso em seus futuros projetos"

Botafogo