Topo

Gabigol escuta grito de 'macaco' e questiona federação: 'Até quando?'

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

06/02/2022 20h22Atualizada em 07/02/2022 10h40

Após o clássico com o Fluminense, Gabigol, atacante do Flamengo, divulgou vídeo numa rede social em que aponta ter sido chamado de "macaco" ao sair do gramado do estádio Nilton Santos. Depois, em outra publicação, questionou a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj): 'até quando isso vai acontecer sem punição?'. Em comunicado oficial, o Tricolor disse estar apurando o caso.

Na tarde de hoje (6), o Tricolor venceu o duelo por 1 a 0, com gol de Arias. O jogo foi válido pela quarta rodada do Campeonato Carioca.

Primeiramente, o camisa 9 fez uma postagem através de um vídeo propagado, originalmente, por Antônio Tabet. Nele, o roteirista e humorista pergunta. "É impressão minha ou chamaram o Gabigol de "Macaco"? Caso seja isso mesmo, haverá consequências maiores ou só passada de pano com notinha do Fluminense pedindo desculpas?" O jogador rubro-negro, então, compartilhou: "Impressão?"

Pouco depois, o Flamengo publicou uma nota repudiando "veementemente o episódio lamentável ocorrido na partida deste domingo" e prestando solidariedade a Gabigol.

O jogador respondeu à nota demonstrando indignação com o caso, e marcando o perfil oficial da Ferj: "até quando? Até quando isso vai acontecer sem punição? Jamais vou me calar, é inadmissível que passemos por isso!! Orgulho da minha raça, orgulho da minha cor!! #RacismoNão".

A federação, em nota, afirmou que "lamenta e repudia as ofensas dirigidas ao atleta Gabriel Barbosa, do Flamengo", e lembrou que a "competência para avaliar o caso é do Tribunal de Justiça Desportiva-RJ".

O Fluminense emitiu um comunicado afirmou que "está apurando o episódio". O Tricolor, por outro lado, ressalta que "o próprio autor da divulgação do vídeo diz que teve a impressão, sem certeza, de ter ouvido as supostas ofensas e, neste sentido, o Fluminense informa que está buscando as imagens do estádio a fim de auxiliar na apuração da existência ou não do fato e na identificação de eventual autoria". Por fim, o clube das Laranjeiras reiterou "que considera intolerável qualquer tipo de preconceito".

Vasco se pronuncia

O Vasco fez uma publicação nas redes sociais dando apoio a Gabigol: "reforçar que o racismo nunca pode ser normalizado ou aceito, contra ninguém".