Topo

Paulo Sousa admite queda do Fla no segundo tempo e dá bronca em Marinho

Paulo Sousa, técnico do Flamengo - Gilvan de Souza/Flamengo
Paulo Sousa, técnico do Flamengo Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

06/02/2022 19h50

O técnico Paulo Sousa admitiu que o Flamengo teve uma queda de rendimento no segundo tempo na derrota para o Fluminense, hoje (6), pela quarta rodada do Campeonato Carioca. O treinador rubro-negro fez elogios à atuação no início do jogo, mas ponderou as substituições realizadas não surtiram o efeito desejado.

Questionado sobre o posicionamento da linha defensiva, o comandante da equipe da Gávea afirmou que há evolução e emendou dizendo que Marinho, reforço recém-contratado, "tem de entender as necessidades da equipe".

O Fluminense venceu o clássico por 1 a 0, com gol de Arias, de cabeça, aos 43 minutos do segundo tempo. Na próxima rodada, a equipe rubro-negra encara o Audax Rio.

"Tivemos um um primeiro tempo com domínio total, e profundidade, seja pelos corredores ou coluna central. Tivemos, logo no início, uma construção extraordinária que deixou a possibilidade de o Gabigol chegar à cara do gol. Tivemos uma outra situação do Gabi no um para um na área, que tivemos oportunidade. mais uma vez essa oportunidade existiu. Foi, realmente, uma capacidade que tivemos de poder dominar o jogo", disse.

"Muita ocupação de espaço, mantendo posse, atraindo o adversário para uma zona e rapidamente mudar. Tivemos um pênalti que foi retirado, várias situações em que poderemos ser mais eficazes, sim, no último passe, finalização... Sem dúvida, o segundo tempo foi diferente, com menos intensidade que tivemos no início do jogo, e com as mudanças a equipe perdeu a identidade que pretendo ver. Tivemos alguns jogadores que não entenderam o que eu pedir para ser feito no jogo. Foi uma segunda parte muito diferente, um pouco... Voltando àquilo que foi nos últimos anos, equipe por vezes desorganizada, com pouca ocupação de espaço. Mas, no fim, tivemos duas oportunidades clara de gol para empatarmos", completou.

Posteriormente, ao falar sobre a linha defensiva, o treinador português avaliou que o time está sólido neste ponto:

"Hoje tivemos, quase sempre, bem [na linha defensiva]. Porque não é só a linha defensiva, é todo o bloco. A forma como o Gabigol defendeu, seja na transição defensiva ou em orientação do adversário, onde nós devemos pressionar... Isso nos leva a poder defender melhor, não tem a ver com o Arão. Estamos crescendo, fomos mais sólidos, sobretudo na primeira parte. Penso que, na segunda parte, tivemos uma cara diferente, pelas alterações que condicionaram isso".

Ele ainda indicou que o atacante Marinho não cumpriu o que foi pedido, e afirmou que a equipe "emocionalmente, perdeu completamente o foco".

"Alterações, por exemplo... Mais uma vez, e falei com ele também. O Marinho tem de entender as necessidades da equipe. Foi bem direcionado o que precisávamos. Esse posicionamento e esse espaço, era um espaço que, com as qualidades dele, acreditávamos que íamos criar dificuldades ao Fluminense, e ele, praticamente, voltou a fazer aquilo que está habituado, afastar do jogo, ir muito por fora, não entender bem a necessidade da equipe de ter um espaço de ocupação no interior do campo, para dar velocidade ao jogo. Depois, a expulsão do Vitinho nos levou a tomar outro tipo de decisões, e a equipe, emocionalmente, perdeu completamente o foco. E isso temos de crescer. Mas é uma equipe com vontade, quer chegar ao resultado. Estamos em um bom caminho, mas temos de manter o jogo todo com uma boa concentração"