Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fifa define horário do sorteio dos grupos da Copa-2022, que terá convidados

Fifa sorteará os grupos da Copa do Mundo no começo de abril, no Qatar - GettyImages
Fifa sorteará os grupos da Copa do Mundo no começo de abril, no Qatar Imagem: GettyImages

Colunista do UOL

28/01/2022 14h41

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Fifa enviou nesta sexta-feira (28) comunicado a suas 211 federações filiadas informando que manterá presencial o seu Congresso a ser realizado em 31 de março, em Doha. O evento ocorrerá um dia antes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo do Qatar, que será em 1º de abril, também com a presença de convidados — no documento a entidade revelou que o sorteio terá início às 19h local, 13h (de Brasília).

Os dois últimos encontros dos membros da federação internacional foram de maneira virtual, em 2020 e 2021, por causa da pandemia de covid-19. No documento enviado, assinado pela secretária-geral Fatma Samoura, a direção da Fifa escreve que "enquanto o mundo continua enfrentando os desafios impostos pela pandemia, a FIfa notou com otimismo alguns sinais positivos em todo o mundo de que a situação está melhorando gradualmente. Juntamente com nossos anfitriões do Qatar, continuamos totalmente confiantes de que um Congresso físico se mantém viável na prática".

Cada delegação poderá ter três membros. Aqueles que não puderem viajar, por restrição causada pela covid-19 por exemplo, poderão participar do evento remotamente, com direito a voto portanto. O roteiro do que será debatido no Congresso ainda não foi definido, e há expectativa se a Fifa colocará ou não para votação a mudança na periodicidade da Copa do Mundo, de quadrienal para bienal, a partir de 2028.

O cronograma da Fifa prevê, além do Congresso e do sorteio dos grupos, que serão realizados no Doha Exhibition and Convention Center, uma partida de futebol entre convidados, na tarde (em Doha) do dia 31 de março, e um jantar de gala, também para a elite da cartolagem, na noite (no Qatar) de 1º de abril.

Já classificada para o Mundial, que não ocorrerá nos tradicionais meses de junho e julho, e sim entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022 para minimizar o calor do Oriente Médio, a seleção brasileira será cabeça de chave. Normalmente o treinador, no caso Tite, viaja para participar do sorteio.