Topo

Botafogo-SP joga melhor e vence o inerte Santos na Vila Belmiro

Ângelo, jogador do Santos, em disputa de bola na partida contra o Botafogo-SP pelo Paulistão 2022 - Ivan Storti/Santos FC
Ângelo, jogador do Santos, em disputa de bola na partida contra o Botafogo-SP pelo Paulistão 2022 Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Lucas Musetti Perazolli

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

29/01/2022 12h55

O Santos perdeu por 1 a 0 para o Botafogo-SP na manhã de hoje (29), na Vila Belmiro, pela segunda rodada do Campeonato Paulista.

O Peixe não teve uma boa atuação e pouco criou em casa. O Botafogo, mesmo com uma postura defensiva, produziu mais chances desde a etapa inicial e deu muito trabalho ao goleiro João Paulo. O gol da vitória foi de Matheus Carvalho, aos 18 minutos, numa falha geral da marcação santista.

O Santos soma apenas um ponto no Paulistão após o empate com a Inter de Limeira, enquanto o Botinha soma quatro depois do 0 a 0 com o Santo André. O Peixe é o segundo do Grupo D e espera pelas partidas de Bragantino, Ponte Preta e Santo André. A equipe de Ribeirão é vice-líder do Grupo C, atrás do Palmeiras.

Na próxima rodada, o Santos enfrentará o Corinthians na quarta-feira (2), na Neo Quimíca Arena. O Botafogo receberá a Ferroviária na terça (1).

Quem foi bem: Ângelo e Lucas Braga

Ângelo, novo camisa 11 do Santos, tentou o diferente a todo momento. Lucas Braga também foi efetivo em cruzamentos. Eles criaram boas jogadas que Marcos Leonardo e Vinicius Zanocelo não aproveitaram.

Quem foi mal: Camacho e Marcos Guilherme

Camacho não foi bem na frente e nem atrás. Deu espaço para o Botafogo e não ajudou no apoio. Já Marcos Guilherme, de meia, errou basicamente tudo que tentou.

Virou rotina

Assim como na estreia contra a Inter de Limeira e quase todo 2021, João Paulo foi destaque no Santos. O goleiro teve intervenções decisivas, principalmente no primeiro tempo. E não conseguiu impedir a derrota.

Posse de bola inerte

O Santos teve 70% de bola no primeiro tempo e finalizou três vezes, enquanto o Botafogo chegou com mais perigo e chutou seis, três para boas defesas de João Paulo. Na etapa final, o Peixe continuou com a bola no pé e sem criatividade. O goleiro Deivity mal foi exigido.

Alteração bagunça o time

Com o Santos mal no segundo tempo, o auxiliar Cuquinha resolveu tirar o zagueiro Emiliano Velázquez para colocar o meia Bruno Oliveira. Com isso, Zanocelo foi para a defesa pelo lado direito. E foi por ali que o Botafogo-SP abriu o placar segundos depois da alteração, com Dudu nas costas da marcação. Vale lembrar que Fabio Carille está em isolamento após o teste positivo para covid-19.

Frustração

Aos 37 minutos do segundo tempo, Léo Baptistão marcou, mas estava impedido. O atacante faria seu primeiro gol pelo Santos. Ele chegou em 2021 e teve dificuldade para se adaptar ao futebol brasileiro após várias temporadas na China.

FICHA TÉCNICA

SANTOS 0 x 1 BOTAFOGO-SP

Data: 29/1/2022

Local: Vila Belmiro, em Santos (BRA)

Hora: 11h (de Brasília)

Árbitro: Raphael Claus

Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Paulo Cesar Modesto

VAR: Thiago Duarte Peixoto

Cartões Amarelos: Marlon e Jean (BOT)

Público e renda: 7500/R$ 180.977,50

SANTOS: João Paulo, Emiliano Velázquez (Bruno Oliveira), Luiz Felipe e Eduardo Bauermann; Madson, Camacho, Vinicius Zanocelo (Carlos Sánchez), Marcos Guilherme (Léo Baptistão) e Lucas Braga; Ângelo e Marcos Leonardo Técnico: Leandro Silva (Cuquinha)

BOTAFOGO-SP: Deivity, Diego Guerra, Joseph e Joaquim; Marlon (Djalma), Filipe Soutto, Emerson Santos, Rafael Tavares (Mantuan) (Bruno Michel) e Jean; Dudu (Tiago Reis) e Luketa (Mateus Carvalho). Técnico: Leandro Zago