PUBLICIDADE
Topo

Vasco

Mais que técnico: Zé Ricardo participa ativamente das contratações do Vasco

Técnico do Vasco, Zé Ricardo tem participado ativamente da montagem do elenco para a temporada 2022 - Rafael Ribeiro/Vasco.com.br
Técnico do Vasco, Zé Ricardo tem participado ativamente da montagem do elenco para a temporada 2022 Imagem: Rafael Ribeiro/Vasco.com.br

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/01/2022 04h00

Anunciado pelo Vasco em 4 de dezembro de 2021, após o clube decidir por não continuar com Fernando Diniz, Zé Ricardo tem trabalhado bastante. Mesmo antes da pré-temporada, o treinador já vinha participando ativamente do planejamento da equipe para 2022 ao lado do gerente de futebol, Carlos Brazil, seu amigo de longa data.

  • De segunda a sexta, às 17h, o Canal UOL traz, ao vivo, as últimas informações do mercado da bola. Inscreva-se no YouTube de UOL Esporte e confira também as lives dos clubes, Posse de Bola e UOL News Esporte:

Em praticamente todas as 11 contratações até o momento pelo Cruz-Maltino, Zé Ricardo teve o cuidado de ligar para o jogador e manifestar seu desejo em contar com o futebol do atleta. Atitude esta que foi elogiada, por exemplo, pelo zagueiro Anderson Conceição.

"O Zé Ricardo me ligou e foi muito bom ter esse contato. Passei para ele algumas dicas, até pela minha experiência. Essa vai ser minha oitava Série B, ganhei três [conseguiu três acessos]. Conheço alguns atalhos, algumas iscas da competição", disse em sua apresentação oficial.

No último dia 8, Zé Ricardo concedeu entrevista no CT Moacyr Barbosa que acabou repercutindo bastante por conta de uma declaração inusitada. O treinador comparou a dificuldade que vem encontrando na busca por reforços com sua época de solteiro nos bailes.

"Tenho brincado com os colegas que a última vez que tomei tanto 'não' foi na época de baile, de matinê. O Vasco precisa recuperar, antes de mais nada, a credibilidade. É essa a palavra. Isso vai nos fazer dar passos mais largos ali na frente. Tenho sido claro para não avançarmos o sinal vermelho para que, em fevereiro, tenhamos o primeiro sinal positivo do clube: isso se chama credibilidade", comentou.

O Vasco ainda não fechou suas contratações no mercado da bola. O clube busca um centroavante e Zé Ricardo revelado que um mapeamento tem sido feito no mercado sul-americano.

"A busca de um atacante está sempre em pauta, principalmente porque sabemos que jogadores de frente, de ataque, são jogadores naturalmente mais valorizados no mercado e jogadores que são mais disputados por outras equipes. Estamos fazendo uma varredura no cenário sul-americano, as dificuldades sempre esbarram nas questões financeiras", disse o treinador.

O Cruz-Maltino teve conversas avançadas com o paraguaio Luis Amarilla, mas o Vélez Sarsfield (ARG) exigiu compensação financeira, o que esfriou a negociação. Outro que manifestou interesse em defender o Vasco e abriu transações foi Pedro Raul, ex-Botafogo. Seu atual clube, Kashiwa Reysol (JAP), porém, tem feito exigências que a diretoria vascaína não tem concordado, o que tem dificultado um acordo.

Vasco