PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Grêmio: goleiro chamado por Tite volta da MLS com futuro indefinido

Goleiro estava no Dallas FC, dos Estados Unidos, por empréstimo e não deve ficar em Porto Alegre - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Goleiro estava no Dallas FC, dos Estados Unidos, por empréstimo e não deve ficar em Porto Alegre Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

14/01/2022 04h00

Phelipe Megiolaro está de volta ao Grêmio, mas provavelmente por pouco tempo. O goleiro não teve opção de compra executada pelo Dallas FC, dos Estados Unidos, e desembarca no Brasil hoje (14) para definir o futuro. A permanência no elenco comandado por Vagner Mancini, que se prepara para jogar a Série B do Brasileirão, é descartada. O mais provável é que o jogador, convocado por Tite em 2018, seja emprestado.

Aos 22 anos, Megiolaro tem contrato com o Grêmio até o final da temporada.

O goleiro formado nas categorias de base do Tricolor tem sondagem de dois clubes do Brasil. A tendência é que seja negociado por empréstimo ou de forma definitiva.

  • De segunda a sexta, às 17h, o Canal UOL traz, ao vivo, as últimas informações do mercado da bola. Inscreva-se no YouTube de UOL Esporte e confira também as lives dos clubes, Posse de Bola e UOL News Esporte:

Atualmente, o elenco principal do Grêmio conta exclusivamente com goleiros formados na base do clube. Brenno e Gabriel Grando disputam a titularidade, enquanto Adriel e Felipe também integram o grupo de trabalho —eles atualmente cedidos ao chamado time de transição.

Megiolaro, apesar da experiência no exterior e do histórico de convocações, não está nos planos da diretoria. O estafe também entende que a sequência da carreira deve ser em outro clube. Resta definir o destino e as condições do negócio.

O jogador estava nos Estados Unidos desde o segundo semestre de 2020. Depois do primeiro empréstimo, o Dallas assinou outro contrato. Antes do final do vínculo, o clube da MLS (Major League Soccer) informou ao Grêmio que não iria exercer a opção de compra dos direitos econômicos. A cláusula previa pagamento de cerca de US$ 2,5 milhões (R$ 13,8 milhões na cotação atual).

Durante as tratativas, o Grêmio chegou a propor ao clube do Texas o uso do valor para quitar a transferência de Thiago Santos, ex-Palmeiras, contratado no início de 2021. Não houve acerto entre as partes.

Phelipe Megiolaro foi chamado por Tite, para a seleção brasileira principal, em 2018. O goleiro participou do grupo que jogou amistosos contra Argentina e Arábia Saudita, em outubro daquele ano. Mais recentemente, fez parte da preparação da seleção olímpica para os Jogos de Tóquio, mas ficou fora da lista final da competição.

O goleiro chegou ao Grêmio com 14 anos. O clube gaúcho detém 70% dos direitos econômicos do jogador.

Futebol